Claudio Schapochnik   |   24/05/2010 12:03

União Europeia e AL debatem aviação civil no Rio

Amanhã (terça, dia 25) e quarta (dia 26), cerca de 300 representantes europeus e latino-americanos de órgãos reguladores, companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e associações do setor estarão reunidos no Rio de Janeiro para discutir rumos e oportunidades de desenvolvimento do transporte aéreo

Amanhã (terça, dia 25) e quarta (dia 26), cerca de 300 representantes europeus e latino-americanos de órgãos reguladores, companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e associações do setor estarão reunidos no Rio de Janeiro para discutir rumos e oportunidades de desenvolvimento do transporte aéreo nas duas regiões. A Cúpula União Europeia – América Latina da Aviação Civil é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da União Europeia e da Comissão Latino-americana de Aviação Civil (Clac).

Na pauta do encontro estão a Remoção de Barreiras para o Transporte Aéreo; Desenvolvimento e Tendências para as Companhias Aéreas; Segurança – Desafios e Potenciais de Cooperação, Infraestrutura Aeroportuária e Política de Aeroportos; Gestão de Tráfego Aéreo e Novas Tecnologias; Implicações Ambientais do Transporte Aéreo além da Dimensão Econômica e Social do setor.
Também durante a Cúpula, o Brasil irá firmar uma declaração a respeito de dois importantes acordos com a União Europeia, que serão assinados em julho próximo.

Um dos acordos vai impulsionar exportações da Embraer e outros fabricantes brasileiros de produtos aeronáuticos. Será o reconhecimento mútuo dos certificados de aeronavegabilidade e segurança emitidos pela Anac na UE e os emitidos pela Easa (órgão regulador europeu) no Brasil. Com o acordo, uma aeronave fabricada no Brasil e certificada pela Anac não precisará ser novamente certificada pelo regulador europeu e vice-versa.

O outro acordo prevê a designação de companhias aéreas dos países membros como europeias e não mais pelo país de origem. Assim, uma companhia alemã poderá solicitar rotas para o Brasil partindo da França, da Espanha ou de Portugal, por exemplo, e com isso, aumentam as possibilidades de voos internacionais.

As negociações para os dois acordos estão concluídas, a assinatura ocorrerá em julho após o cumprimento das formalidades entre os países. A declaração sobre os acordos será firmada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e pelo vice-presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da UE), Siim Kallas, amanhã.

DEBATES
Os mediadores e palestrantes da Cúpula da União Europeia são representantes de alto nível dos setores públicos e privados das duas regiões. Além do ministro Jobim e do vice-presidente da Comissão Europeia, a abertura contará com a presença do ministro de Transporte da Espanha, José Blanco, e do presidente da Clac, José Huepe Pérez.

Para as sessões de debate, já estão confirmados a diretora presidente da Anac, Solange Paiva Vieira; o diretor da Anac, Claudio Passos Simão; o presidente da Infraero, Murilo Barboza; o diretor executivo da Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (Alta), Alex de Gunten; o vice-presidente para América Latina e Caribe da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), Patrício Sepúlveda; presidentes e diretores das companhias aéreas brasileiras Tam, Gol, além da Iberia, Tap, Taca e Pluna; as transportadoras de carga DHL e TNT; os fabricantes de aeronaves Embraer e Airbus; autoridades gestoras de aeroportos do México, Portugal e Espanha; órgãos reguladores da União Europeia, Bélgica, Espanha, Colômbia, Costa Rica, do Paraguai e México, entre outros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS