Antonio R. Rocha   |   27/01/2011 19:40

CTI-NE inicia entrega de convites para BNTM 2011

A Brazil National Tourism Mart (BNTM), que se realizará no Centro de Convenções de Natal, de 12 a 15 de maio, foi tema de reunião hoje na capital potiguar

A Brazil National Tourism Mart (BNTM), que se realizará no Centro de Convenções de Natal, de 12 a 15 de maio, foi tema de reunião hoje na capital potiguar. Ficou decidido, na ocasião, que a partir de hoje a CTI Nordeste dará início aos convites a operadores e jornalistas internacionais. O apoio é da Tap e da Tam.

Estiveram presentes à reunião o secretário executivo da CTI-NE, Roberto Pereira; secretário executivo do Fornatur, Marcos Pompeu; secretário adjunto da Setur-RN, Armando José; secretário adjunto da Seturde, Sandro Pacheco; coordenador geral da BNTM, Eduardo Jorge; e a gerente de Promoção Internacional da Emprotur, Gina Robinson. O presidente da CTI-NE, Bismarck Maia, participou do encontro por vídeo conferência.

Esta será a terceira vez que Natal irá sediar a BNTM. A última edição do evento no Rio Grande do Norte foi em 2003. No ano passado estiveram presentes em Porto de Galinhas (PE) 494 operadores. É possível, segundo os organizadores, que esse número seja suplantado na BNTM de Natal.

“Apesar do momento de dificuldade financeira que vive o Estado, a governadora não medirá esforços para que este evento seja realizado da melhor forma possível. O Estado estará em uma grande vitrine, onde apresentaremos aos vendedores internacionais e nacionais os nossos produtos”, garante o secretário Ramzi Elali.

Leia abaixo a entrevista exclusiva com o diretor executivo da Fundação CTI Nordeste, Roberto Pereira.

PANROTAS: A BNTM está atrasada?
ROBERTO PEREIRA: A BNTM/2011 segue o seu curso normal, sobretudo porque, inteligente e propositadamente, ela foi adiada em 30 dias. Assim procedemos quando dos anos eleitorais. Sabemos que os Estados, mesmo entre os governadores reeleitos, passam por mudanças e acomodações. Inclusive o próprio orçamento demora a abrir, engessando os trâmites administrativos e gerenciais.

PANROTAS: A falta de definição dos principais cargos da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e da Emprotur atrapalha a BNTM?
PEREIRA: Não, em absoluto. O Estado do Rio Grande do Norte ganhou um secretário de Turismo que tem uma desenvoltura própria, que tem uma trajetória de trabalho ao lado dos colegas do segmento privado. É um líder que tem toda uma condição para motivar iniciativas pertinentes ao brilho a que faz jus o porte desse evento nordestinamente brasileiro.

PANROTAS: Quando operadores e imprensa internacional serão oficialmente convidados? E quantos devem vir a Natal?
PEREIRA: Nós já estamos apoiados pela Embratur e, assim, prontos para darmos início ao processo. Acabei de chegar de Madri, onde estava participando da Fitur. Dentre os empresários brasileiros, é grande o interesse, o número de reservas. Quanto aos operadores estrangeiros, os compradores (buyers), a expectativa é muito boa também. Os jornalistas, por sua vez, fazem questão de participar da Bolsa. Tem veículo que já me disse, por exemplo, que vai fazer transmissão ao vivo pela internet.

PANROTAS: Quais as companhias aéreas que darão apoio ao evento? Quantos bilhetes internacionais deverão disponibilizar?
PEREIRA: Já asseguramos o apoio da Tap e da Tam. Essas são as duas empresas aéreas que mais se engajam. Outras empresas aéreas, enfaticamente as da malha regional, vão se agregando pouco a pouco e são sempre muito bem vindas.

PANROTAS: Os estandes comerciais e institucionais estão vendidos? Quantos serão, ao todo?
PEREIRA: O processo de venda somente se dá dois meses antes. Todavia, este ano vamos antecipá-lo em face do grande potencial de procura. Nós temos por meta disponibilizar 70 estandes na área institucional e 240 no setor comercial. Portanto, não há nenhum motivo para esse frisson nervoso com relação à BNTM deste ano. A imprensa está certa em se manter acesa, vigilante, cobrando. Isso muito nos ajuda, mesmo que nos preocupe, porque queremos nos desincumbir de nossas tarefas com o apoio da mídia, coisa que esperamos que aconteça principalmente quando do final do evento.

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