JGCA   |   18/05/2011 16:33

Painel no WTTC discute novo "mindset" para o turismo

A primeira parte do 11º encontro anual The Global Travel & Tourism, organizado pelo WTTC, terminou agora há pouco em Las Vegas, com um bloco de palestras e painéis sobre o tema "New Global Mindset". David Scowsill, presidente e CEO do World Travel and Tourism Council, realizador do evento

LAS VEGAS - A primeira parte do 11º encontro anual The Global Travel & Tourism, organizado pelo WTTC, terminou agora há pouco em Las Vegas, com um bloco de palestras e painéis sobre o tema "New Global Mindset". David Scowsill, presidente e CEO do World Travel and Tourism Council, realizador do evento, abriu os trabalhos ressaltando as mudanças e os desafios que o turismo mundial enfrenta.

Ele se referia diretamente às fragilidades da economia, aos desastres naturais e às reorganizações políticas do Oriente Médio, que transformam a indústria de viagens, mas mostrou-se otimista com o crescimento do setor no mundo e com as oportunidades históricas que se apresentam.

O executivo destacou ainda o crescimento de mercados emergentes como Brasil, China e Índia, donos de economias fortes e dinâmicas, que estão assistindo ao surgimento de uma massa gigantesca de novas classes consumidoras e com poder para viajar.

Em seguida, tiveram início os painéis temáticos compostos por presidentes de grandes empresas globais. O palestrante principal, que forneceu base para as discussões, foi Ian Goldin, diretor da Oxford Martin College. Os assuntos centrais trataram das mudanças econômicas, especialmente da Europa e Estados Unidos, que influenciaram a representatividade do euro e do dólar; e a tecnologia como forma de interatividade e comunicação entre as pessoas, além de ferramenta vital para venda e escolha do tipo de turismo e destinos.

De maneira ampla ou específica, todos passaram mensagens semelhantes: diante da nova "geografia de mercados emissores de turistas", é preciso preparar-se para entender a cultura de outros povos - isto é, ser global -, oferecer conveniência e conforto nos aeroportos, e, especialmente, dedicar-se a educar os novos consumidores de viagens usando a tecnologia.

A conclusao de Goldin resume o ponto principal das discussões dos painéis. "A despeito das dificuldades, dos desafios que impactam a indústria do turismo, iniciativa privada e governo devem trabalhar de forma orquestrada e planejada. As pessoas irão viajar cada vez mais, as culturas globais serão significativamente transformadas, os viajantes buscarão experiências cada mais vez mais diversas, por lugares diferentes, a nova onda de viajantes ainda irá visitar os lugares mais conhecidos.

"Temos definitivamente oportunidades extraordinárias neste cenário. Nosso espírito migratório está ainda mais vivo e agora com a contribuição espetacular da tecnologia para interação entre os povos e conhecimento de lugares", disse.

Entre os executivos que participaram dos dois painéis desta manhã estavam Jeff Clarke, presidente e CEO da Travelport; Mark Frissora, chairman e CEO da Hertz; e Hiromi Tagawa, presidente; e Gloria Guevara, ministra do Turismo do México.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

JGCA

Colaboração para o Portal PANROTAS

JGCA tem 158 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!