PANROTAS Brasília   |   30/06/2011 17:53

Plano Nacional do Turismo vai além dos megaeventos

"Hoje não é a apresentação do Plano, e, sim, a sua aprovação por este Conselho", disse a secretária executiva do CNT,

"Hoje não é a apresentação do plano e sim a sua aprovação por este Conselho", disse a secretária executiva do CNT, a secretária Bel Mesquita, sobre o PNT 2011/2014. De acordo com ela, a gestão compartilhada adotada pelo MTur permitiu que todas as instâncias fossem consultadas e que todos os passos de sua elaboração fossem de comum acordo.

As orientações estratégicas traçadas para o quadriênio, incluindo como um dos objetivos a preparação do turismo brasileiro para os megaeventos esportivos, têm como premissas reduzir desigualdades sociais e regionais e gerar negócios, empregos e renda. "O Plano é um mapa de onde queremos chegar. O desafio agora é dar forma a ele e desatar os nós que ainda muitas áreas do turismo enfrentam", comentou a secretária.

Composto de quatro partes - diagnóstico, premissas, objetivos e iniciativas -, o PNT inclui, ainda, um quadro de metas e a proposta orçamentária, que, segundo a dirigente, está de pleno acordo com o Plano Plurianual - PPA. Entre os objetivos apresentados, destacam-se também o incentivo para que os brasileiros viagem mais pelo Brasil, o incremento da geração de divisas e a chegada de turistas internacionais, o aumento da competitividade do setor e o fortalecimento da gestão descentralizada do turismo brasileiro.

Os indicadores de resultado do PNT apontam 240 milhões de viagens domésticas em 2014. Com o turismo internacional, estima-se receita de 9,2 bilhões até o fim do ano da Copa, além da chegada de 7,2 milhões de turistas estrangeiros ao País. Pretende-se, ainda, para o mesmo período, aumentar para 70 o Índice Geral de Competitividade Turística Brasil.

Sobre o mundial de futebol, a secretária do CNT apontou mais investimentos e parcerias entre setores público e privado,principalmente no que diz respeito à infraestrutura, e ressaltou a importância da preparação de todos os agentes que vão receber e atender os turistas nacionais e internacionais durante o evento. "O Bem Receber já está qualificando profissionais que recepcionarão turistas de todo o mundo. A meta é treinar 306 mil profissionais até o fim do projeto”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

PANROTAS Brasília

PANROTAS Brasília tem 1014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS