Especial para o Portal PANROTAS Fabíola Bemfeito   |   07/07/2011 11:28

“A maior preocupação é com 2017”, diz VP da MPI

O CEO da MPI (Meeting Professional International), Didier Scaillet, que esteve no Brasil até ontem para uma rápida visita de pouco menos de três dias, quando anunciou planos com a Universidade Anhembi Morumbi, contou que a grande preocupação do Brasil no que diz respeito aos grandes eventos que o Pa

O VP Executivo de Desenvolvimento da MPI & MPI Foundation, Didier Scaillet (foto), que esteve no Brasil até ontem para uma rápida visita de pouco menos de três dias, quando anunciou planos com a Universidade Anhembi Morumbi, contou que a grande preocupação do Brasil no que diz respeito aos grandes eventos que o País sediará em 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíada do Rio) deve ser com 2017.

“Eu não tenho dúvidas de que os eventos serão um sucesso. A Fifa e o COI são muito exigentes e, ao mesmo tempo, o governo brasileiro está super comprometido. Além disso, o País já comprovou sua capacidade de realizar grandes eventos”, afirmou Scaillet. No entanto, segundo ele, em quase todas as ocasiões em que acontecem a Copa e a Olimpíada, já se vivenciou situações em que há preocupações com atrasos e cronogramas. “Vejam o exemplo da África do Sul. Mas os eventos acontecem e bem”, lembra.

Ele ressalta que a maior preocupação do Brasil deve ser para após os eventos, garantindo que sua infraestrutura não esteja super dimensionada e não haja desequilíbrios de mão de obra e equipamentos. “Vejam Beijing. Apesar do boom que vive a economia chinesa, a capital do país amarga taxas de ocupação hoteleira em torno de 25% ao mês. Eles se preocuparam sobremaneira com o evento e fizeram um grande espetáculo, mas não houve estratégia para depois”, contou o dirigente.

“O que esperamos para o Brasil é que o Rio de Janeiro tire proveito de 2016 da mesma forma que Barcelona, na Espanha, fez em 1992. A cidade não apenas se transformou do ponto de vista do desenvolvimento urbano, mas mostrou uma nova cara ao mundo e, desde então, tornou-se referência para grandes eventos, turismo e negócios no mundo inteiro”, concluiu o dirigente, que esteve acompanhado, durante a visita, pela presidente do Capítulo Brasileiro da MPI, Elizabeth Wada, da Universidade Anhembi Morumbi.

"Existe vida inteligente após os megaeventos", completou Beth. Ela lembra que a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 serão alavancadores para o País e estimularão ainda mais o posicionamento do Brasil globalmente. "No entanto, não se pode achar que tudo que acontece ou que se pense em termos de eventos por aqui esteja relacionado a esses dois mega acontecimentos", afirmou logo depois de anunciar o primeiro canal de certificação CMP no Brasil, via MPI, a partir de 2012.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS