Especial para o Portal PANROTAS Fabíola Bemfeito   |   25/10/2011 14:16

Os caminhos e conclusões da Abav ao fim de seu evento

O documento final do Congresso e Feira das Américas - Abav 2011 trouxe cinco pontos principais: preocupações com a melhoria da infraestrutura; com a crise ética; compromisso contra a exploração sexual de crianças e adolescentes; aprovação do projeto de lei 5.120/2001 e capacitação.

O documento final do Congresso e Feira das Américas, a tradicional "Carta Abav 2011", que faz um balanço do momento em que acontece o evento, abordou cinco pontos: preocupação com a melhoria da infraestrutura; com a crise ética; compromisso contra a exploração sexual de crianças e adolescentes; aprovação do Projeto de Lei 5.120/2001, que regulamenta a atividade; e capacitação.

Leia a seguir a íntegra do documento divulgado pela Abav ao fim de seu evento anual:

"Com a responsabilidade de apontar caminhos para os profissionais do setor de turismo, principalmente os agentes de viagens, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) promoveu no Riocentro, no período de 19 a 21 de outubro, o seu 39o. Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - Abav 2011 sob o tema "Brasil bem sucedido: oportunidades e novas atitudes para o turismo".

A escolha do tema reflete o atual momento do País, que vem atraindo muitos investimentos e será sede da Copa do Mundo de 2014, da Olimpíada de 2016 e de diversos outros eventos que vêm a reboque.

Cientes da importância dos profissionais de turismo em atender às expectativas dos milhares de visitantes que virão ao Brasil nos próximos anos e da necessidade de adequação do mercado aos novos desafios, a Abav destaca:

PREOCUPAÇÃO COM AS MELHORIAS DE INFRAESTRUTURA
A maioria dos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo opera hoje com a capacidade operacional máxima, comprometendo a mobilidade. Em nome dos agentes de viagens, A Abav Nacional protesta contra os "puxadinhos" e apela para que o Governo Federal pense o Brasil com visão futura, com planejamento e sem cometer os erros do passado, em referência aos Jogos Pan-americanos, que não deixaram qualquer legado para a cidade e seus cidadãos.

CRISE ÉTICA
A Abav se mostra preocupada com a crise ética pela qual passa o governo federal, que está paralisando projetos e convênvios que visam preparar o País para 2014. Além disso, a entidade destaca que o Brasil é hoje um País bem-sucedido e não pode ter sua imagem atrelada a escândalos políticos que colocam sob suspeita suas entidades e instituições.

COMPROMISSO CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A Abav assinou, em conjunto com a Fundação Xuxa Meneghel, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério do Turismo, um pacto contra a exploração sexual no turismo.
A Abav se compromete a promover a conscientização e a educação continuada dos empresários de turismo no combate a esta prática.
Durante o evento foram distribuídas cartilhas com linhas de abordagens, sugestões de sensibilização e mobilização de empresas e pessoas à causa. Foi lançado ainda um selo que será utilizado obrigatoriamente em todos os meios próprios de comunicação da entidade, como site, press-releases, e-mails, anúncios, contratos, newsletters, folheteria em geral.

APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI 5.120/2001
O Projeto de Lei 5.120/2001, que regulamenta a atividade das agências de turismo, tem como principal objetivo dar transparência às relações comerciais entre agências, fornecedores e clientes. O mesmo se encontra parado na Câmara dos Deputados há mais de três anos.
Tendo em vista que o fluxo de turistas será crescente nos próximos anos, o que aumentará muito os riscos para o consumidor e para as agências de viagens se não houver um esclarecimento das responsabilidades e direitos de cada um, a entidade fez um apelo aos parlamentares presentes para que agilizem a votação.

CAPACITAÇÃO
Ciente da importância da capacitação dos profissionais do setor, a Abav reformulou toda a programação do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens.
Este ano, foram oferecidas mais de 60 oficinas divididas em seis áreas de conhecimento: oportunidades, estratégia, tecnologia no turismo, vendas e atendimento, além de rodadas de oficinas do Sebrae.
Com isso, a Abav espera contribuir para o crescimento e consolidação do turismo como atividade geradora de emprego, renda e divisas para o País."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS