Especial para o Portal PANROTAS Fabíola Bemfeito   |   14/11/2011 10:50

Ninguém supera brasileiro no gasto em viagens, diz OMT

LONDRES - O número de chegadas internacionais de viajantes no mundo cresceu cerca de 4,5% nos oito primeiros meses de 2011, para um total de 671 milhões - 29 milhões a mais que no mesmo período de 2010. Os números foram divulgados durante a World Travel Market (WTM).

LONDRES - O número de chegadas internacionais de viajantes no mundo cresceu cerca de 4,5% nos oito primeiros meses de 2011, para um total de 671 milhões - 29 milhões a mais que no mesmo período de 2010. Os números foram divulgados durante a World Travel Market (WTM).

Porém os resultados foram melhores para as Américas, especialmente para a América do Sul. As Américas tiveram seu número de chegadas 5% maior que 2010, mas na América do Sul o índice superou os 13%, bem acima das outras regiões do continente - América do Norte ampliou o total de turistas sobre o ano passado em 3%, América Central em 4% e o Caribe também em 4%. Estados Unidos e Espanha, dois dos maiores destinos do mundo, também tiveram resultados significativos na recepção de turistas, com crescimento de 11% e 10%, respectivamente.

Mas ninguém supera o Brasil nos gastos que seus turistas realizam durante as viagens internacionais. Os resultados do País são superiores a qualquer outro dos mercados emergentes, inclusive de seus companheiros do Bric. Os viajantes brasileiros já gastaram 44% a mais no Exterior em 2011 em relação a 2010, superando economias como Índia (33%), China (30%) e Rússia (21%).

Outra curiosidade dos números apresentados pela OMT: contrastando com a incerteza de suas economias, países da União Europeia estão tendo no turismo uma força e um porto seguro para ajudá-los a sair da difícil situação em que se encontram. Na Grécia, por exemplo, a chegada de turistas cresceu 14% e em Portugal 11%.

"A despeito da volatilidade da economia, o turismo está provando ser um importante instrumento para as nações europeias, trazendo a força de várias moedas estrangeiras e ajudando-as a aguentar a pressão de suas balanças de pagamentos", disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, que participou de várias atividades durante a WTM.


*Fonte: O Portal PANROTAS viajou Tam, com apoio de Pestana Hotels, Cheval Residences, Mandarin Oriental Londres e assistência internacional GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS