Fátima Gatoeiro   |   19/12/2011 12:29

BTL estende vitrine aos países de língua portuguesa

A organização da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) apresentou neste final de semana uma prévia da estratégia que coloca em prática a partir de 2012 para transformar o evento na "maior vitrine de destinos turísticos de língua portuguesa

LISBOA - A organização da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) apresentou neste final de semana uma prévia da estratégia que coloca em prática a partir de 2012 para transformar o evento na "maior vitrine de destinos turísticos de língua portuguesa. "A 24ª edição, que acontece de 29 de fevereiro e 4 março, dará mais espaço promocional não apenas ao Brasil – que este ano participa como destino internacional convidado – como também a Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, como forma de ampliar e diversificar a oferta da feira e assim estimular a presença de maior número de buyers internacionais.

Para alcançar o objetivo, a BTL está contando com o empenho máximo das representações turísticas dos sete países em agregar o maior número possível de atrações e destinos. O Brasil, particularmente, deverá participar novamente como a maior representação estrangeira ocupando área bruta de 1,5 mil metros quadrados, superior aos mil metros quadrados do cooperado dos Açores, o maior entre os destinos domésticos, seguido pela Ilha da Madeira e o Algarve.

O Alentejo, como destino nacional convidado, também deverá ser beneficiado com a ampliação da visibilidade e das oportunidades promocionais nesta edição da feira.

PEQUENOS EXPOSITORES
Ainda dentro da oferta doméstica, esta BTL inova também ao dedicar uma área exclusiva – menor e a preços mais reduzidos – a pequenos e médios empreendimentos, que antes e diante das condições normais de comercialização nunca puderam participar como expositores.

Como resultado dos esforços conjuntos entre a organização e os expositores, a expectativa é de que esta BTL atraia público de 74 mil visitantes, entre profissionais e consumidores, que a exemplo do ano passado terão a chance de adquirir produtos turísticos com desconto ou condições promocionais, iniciativa que trouxe bons resultados, segundo a diretora de área de Feiras da FIL, Fátima Vila Maior.

Os três primeiros dias, no entanto, continuam dedicados estritamente ao público profissional, de que fazem parte agentes de viagens e tour operators locais e internacionais e 400 buyers convidados selecionados e transportados com apoio da Tap Portugal, como resultado de um estreitamento na parceria da aérea com a organização da feira, formalizada em novembro, durante o último Festival de Turismo de Gramado. Do Brasil já está confirmada a participação dos 81 operadores associados à Braztoa, que respondem pela comercialização de cerca de 85% dos pacotes turísticos internacionais vendidos no Brasil e 18% dos bilhetes aéreos.

Ainda de acordo com a organização, entre os 990 expositores devem constar 27% mais empresas estreantes e 43 destinos internacionais. Já o público profissional deve dividir-se entre 38 mil visitantes nacionais e 2,8 mil estrangeiros.


*Fonte: Especial para o Portal PANROTAS, viagem a convite da BTL

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fátima Gatoeiro

Fátima Gatoeiro tem 1922 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS