Savia Reis   |   09/04/2012 14:43

Azevedo cobra da Embratur integração com receptivos

Como traduzir a alegria do povo brasileiro em qualidade de serviços e experiências? Esse foi o tema do primeiro debate realizado no Seminário de Turismo e Negócios - O Poder dos Eventos Globais, nesta manhã, em São Paulo.

Como traduzir a alegria do povo brasileiro em qualidade de serviços e experiências? Esse foi o tema do primeiro debate realizado no Seminário de Turismo e Negócios - O Poder dos Eventos Globais, nesta manhã, em São Paulo. No painel, participaram o jornalista Ricardo Freire, o diretor do grupo Águia, Gilson Novo, o presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo, e o diretor de Mercados Internacionais, Marcelo Pedroso. O moderador foi Sérgio Xavier, do Núcleo Motor, Esportes e Turismo da Editora Abril. Pedroso falou sobre os objetivos do Plano Aquarela 2020 para estimular o mercado internacional. "Temos que estimular o Brasil como destino, para além de 2014 e 2016. O Brasil não é só o País do futebol, mas o País da diversidade. Precisamos aumentar o gasto médio e a permanência média", explica.

Azevedo cobrou da Embratur uma melhor integração com as agências de receptivo e investimento em visitas técnicas. “Cerca de 90% das nossas agências são emissivas”, lembrou o presidente da Abav. O executivo apontou as questões trabalhistas como um dos gargalos do segmento. “Isso encarece a formatação do produto”, completou. Dentre os campos de atuação para o Plano Aquarela 2020, Embratur vai priorizar países de América do Sul e nações com maior volume de gasto e permanência média. São eles: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal, Canadá, Bolívia e México. Os 11 primeiros são responsáveis por 75% dos turistas do Brasil.

Para Freire, o Brasil é o melhor lugar para estar em qualquer Copa do Mundo. “Mas o brasileiro tem mania de detonar o Brasil e desestimular o turista”. O jornalista lembrou da Copa da Alemanha, quando o governo lançou a campanha Tempo para Fazer Amigos. Já Gilson Novo falou sobre sua expectativa em relação ao evento. O executivo acredita que o País está preparado. “Não adianta ter milhões de quartos se o cliente não quiser voltar”, explica.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Savia Reis

Savia Reis tem 4014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS