Alex Souza   |   16/04/2012 14:47

"Entender como funcionam os impostos é desafio"

O primeiro debate do HRG Forum, que está sendo realizado em São Paulo, tratou das dificuldades para a inserção de multinacionais em países da América Latina

O primeiro debate do HRG Forum, que está sendo realizado em São Paulo, tratou das dificuldades para a inserção de multinacionais em países da América Latina. O vice-presidente sênior de Vendas, Marketing e Distribuição da Accor, Emanuel Baudart, afirmou que, pelo bom momento econômico vivido por parte dos países da região, a rede dedicará atenção especial a países como Chile, Peru e Colômbia, além do Brasil.

Ele disse, entretanto, que questões fiscais e de mão de obra qualificada dificultam a inserção da rede em boa parte dos países do continente.

Gilberto Fischer, CEO da IOB, corroborou com Baudart em relação à questão mão de obra e foi crítico também em outros pontos. “Entender como funcionam as leis e os impostos [em países da América Latina] é um desafio. Muita gente pensa que o Brasil é o lugar mais complicado do mundo quando se fala em impostos, mas há outros países mais difíceis. Muitas vezes, se você cometer um erro tributário, a multa pode ser dez vezes a economia que você chegou. Por conta disse é muito importante ter uma boa rede de colaboradores locais”, pontuou.

O painel contou também com a participação de Fernanda Failla, da Whirlpool, e Daisy de Marco, da Alatur

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Alex Souza

Alex Souza tem 4664 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS