JGCA   |   17/04/2012 15:11

Painel do WTTC trata de lições pós-desastres

SENDAI – Segundo o Annual Global Climate and Catastrophe Report, realizado pela Impact Forecasting, o ano passado foi um dos períodos mais ativos em ocorrência de desastres naturais.

SENDAI – Segundo o Annual Global Climate and Catastrophe Report, realizado pela Impact Forecasting, o ano passado foi um dos períodos mais ativos em ocorrência de desastres naturais. A primeira sessão da 12ª Conferência Global do WTTC, iniciada ontem no Japão, teve como tema a “Recuperação de desastres: lições do Japão e do mundo”. O objetivo do painel foi mostrar as melhores práticas de gerenciamento de crises com a apresentação de cases internacionais.

Segundo o representante da Japan Tourism Agency (JTA), uma das primeiras ações em casos de desastres deve ser do governo, que deve comprovar a segurança do local afetado. “O governo japonês, após o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão no ano passado, tomou medidas para garantir que a região estava segura em relação a radiação, por exemplo”, disse. Em seguida, foram realizadas ações para estimular a demanda de visitantes para a região, com a utilização de figuras públicas em campanhas, neste caso, com a participação da cantora Lady Gaga. “Também tivemos muito apoio da Organização Mundial do Turismo no sentido de fortalecer a realização de negócios na região”, disse.

O painel tratou também do aprendizado “técnico” em relação a situações de emergência, com foco na tecnologia para detecção de terremotos e tsunamis, bem como nos planos de treinamento da população. O vice-presidente da East Japan Railway Company, empresa ferroviária que opera o trem-bala japonês, também participou do debate e destacou que em 50 anos de operação, nunca houve fatalidades no trem-bala associadas a desastres naturais. A empresa é ainda a maior administradora de ferrovias japonesas, com mais de 4,7 mil quilômetros de trilhos e 13 mil trens que transportam diariamente 17 milhões de passageiros.

O representante da Organização Mundial do Turismo (OMT), Dirk Glaesser, no painel destacou o apoio que a TERN – Tourism Emergency Research Network, rede de informações da OMT, pode oferecer em situações de emergência. “O objetivo principal da TERN é dividir conhecimento e melhores práticas diante de cada situação entre seus associados”, afirmou.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite do WTTC, com apoio United Airlines e proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

JGCA

Colaboração para o Portal PANROTAS

JGCA tem 158 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!