Danilo Teixeira Alves   |   12/04/2012 12:16

"Revenue é muito mais que antecedência" diz Klaus

O Chapter Brazil do Meeting Professionals International (MPI), comunidade global de profissionais do segmento de eventos, cujos associados somam mais de 23 mil empresas em todo o mundo, realizou hoje pela manhã uma palestra sobre yield management.

O Chapter Brazil do Meeting Professionals International (MPI), comunidade global de profissionais do segmento de eventos, cujos associados somam mais de 23 mil empresas em todo o mundo, realizou hoje pela manhã uma palestra sobre yield management no Sheraton São Paulo. O diretor de Marketing e Vendas da Transamérica Hospitality Group, Heber Garrido, e o diretor de Vendas da Tam, Klaus Kühnast, ministraram palestras sobre estratégias de preços, ofertas de serviços e segmentação.

Com 12 anos de Tam, sendo quase oito ocupando o cargo de diretor de Vendas da aérea, Kühnast falou que sua área é a que mais briga com o pessoal de revenue management. “A equipe de vendas é a maior defensora dos clientes de vocês, sempre buscando boas opções e tarifas”, disse. Segundo o executivo, o revenue management deixou de ser apenas antecedência na emissão de bilhetes. “Hoje as tarifas variam de acordo com o destino, demanda, concorrência e outros fatores”, falou.

Kühnast ainda ressaltou a importância do setor para a empresa. "Grupos de eventos e incentivos sempre serão uma grande receita para as companhias aéreas", afirma. Segundo ele, 30% da receita da Tam vem do canal direto (site, loja, quiosques, call center e sites afiliados) com os clientes. O restante (70%) é oriundo de agências corporativas, consolidadoras, operadoras e OTA´s.

E NOS HOTÉIS?
Responsável por falar sobre o revenue em hotelaria, Heber Garrido afirmou que o relacionamento pode ser fundamental. “Não se limitem a conhecer apenas o gerente de Vendas. Sim, ele é muito importante. Porém, tenham também o contato do gerente de Revenue Management”, disse. Para ele, sua participação no evento teve como principal objetivo difundir a ideia da existência de um relacionamento claro entre fornecedores e clientes. “Se os organizadores de eventos tiverem a consciência e entender de como é feito o trabalho de gerenciamento de preços, o resultado será melhor e os dois lados sairão satisfeitos”, disse.

Para o presidente do MPI Brazil para o biênio 2013/2014, Sidney Alonso, o evento mostrou a cara que a associação que dar para os seus associados. “Estamos saindo daqui com um conteúdo muito bom. Muitos organizadores reclamam da dificuldade de preços e negociações. Nosso objetivo aqui foi apresentar o lado dos nossos fornecedores e mostrar como eles trabalham”, concluiu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS