Danilo Teixeira Alves   |   23/07/2012 17:04

Pontos turísticos do RJ inspiram fonte de 2016

A equipe brasileira da empresa de design de fontes, Dalton Maag, é a responsável por assinar a fonte proprietária que será utilizada em mensagens-chave dos Jogos Olímpicos de 2016.

A equipe brasileira da empresa de design de fontes, Dalton Maag, é a responsável por assinar a fonte proprietária que será utilizada em mensagens-chave dos Jogos Olímpicos de 2016. A criação foi inspirada nas letras e números do logotipo Rio 2016 e que une as marcas olímpica e paralímpica.

Como diferentes fontes poderiam ser criadas a partir do logotipo, a equipe utilizou a essência da marca Rio 2016 como parâmetro para a escolha do conceito de design final. No total, foram realizados 23 estudos, em oito meses de trabalho, até a criação dos 5448 caracteres. Os conceitos da marca Rio 2016 deveriam estar presentes desde o desenho de cada acento.

Além disso, a capital fluminense também foi fonte de inspiração para o grupo. O calçadão de Copacabana, por exemplo, está presente nas letras “M” e “N” e a letra “R” lembra um outro ponto turístico do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea.

“Como brasileiro apaixonado por tipografia, projetar a fonte para o Rio 2016 foi um trabalho dos sonhos. Além disso, este é um ótimo exemplo de como os type designers podem trabalhar em conjunto com os designers gráficos, contribuindo para fortalecer uma identidade", avaliou o designer da Dalton Maag, Fábio Hagg.

A Diretora de Branding do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Beth Lula, destaca que criação da fonte é um importante legado dos jogos. “A criação de uma fonte proprietária vai eternizar as marcas e a essência dos jogos, além de ser uma grande valorização do design brasileiro”, concluiu.

Tópicos relacionados