Da Redação   |   17/08/2012 16:46

Fórum Ladevi debate nova Lei de Turismo da Colômbia

Durante o Fórum de Turismo do Ladevi – parceiro editorial da PANROTAS na Argentina –, o ministro de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, Díaz-Granados explanou sobre

Durante o Fórum de Turismo do Ladevi – parceiro editorial da PANROTAS na Argentina –, o ministro de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, Díaz-Granados falou sobre a nova Lei de Turismo como forma de abrir oportunidades para novos empregos, competitividade e fortalecimento da indústria. O evento aconteceu esta semana, em Bogotá.

“Esta nova lei ratifica os nossos esforços dos últimos dois anos. Salienta a necessidade de trabalho entre o público e o privado, fortalece o Fundo de Promoção Turística – agora Fundo de Turismo (Fontur) –, otimiza a gestão do setor de infraestrutura, propõe estratégias para combater a pirataria na indústria do turismo e dá base para financiamento de projetos”, explica o ministro.

De acordo com o executivo, a nova lei também oferece avanços significativos para os produtos específicos do país. Na área de ecoturismo, os ministérios do Turismo, de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável vão poder trabalhar em conjunto nas políticas dos parques nacionais. “Antes cada ministério desenvolvia suas ações individualmente, agora pode ser um trabalho articulado”, disse Díaz-Granados.

Quando o assunto é turismo de lazer e praia, a lei traz um artigo que explana sobre o melhor uso e aproveitamento das costas e a recuperação das mesmas. No quesito turismo de congressos e eventos, a criação do Patrimônio Autônomo do Fontur permitirá que o Ministério do Turismo possa investir na construção e melhorias dos centros de convenções daquele país.

No turismo cultural, as cidades como San Agustín e Mompox receberão esforços para que tenham uma infraestrutura que permita a inclusão destes destinos nos produtos para atrair mais turistas nacionais e internacionais.

Para o vice-ministro de Turismo, Oscar Rueda García, a reestruturação do atual Fundo de Promoção Turística, que chamará Fundo de Turismo (Fontur), é um dos aspectos mais importantes da lei. “Há muito tempo estamos buscando uma maneira de modernizá-lo e mudá-lo para criar uma estratégia de potencializar o turismo. Com isso conseguimos uma grande quantidade de possibilidades para a indústria”, concluiu.

Veja mais foto clicando em "Ver Álbum".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11152 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS