Especial para o Portal PANROTAS Dayse Regina Ferreira   |   27/08/2012 10:17

Viena Imperial também mostra-se criativa e inovadora

Norbert Kettner, CEO do Vienna Tourist Board, apontou o crescimento do número de turistas brasileiros em julho: 84% em relação ao ano passado

Norbert Kettner, CEO do Vienna Tourist Board, apontou o crescimento do número de turistas brasileiros em julho: 84% em relação ao ano passado. Nos primeiros seis meses, um aumento de 42%. E afirmou: os velhos prédios históricos não são apenas museus: devem ser vivenciados como cenários de eventos, festas, incentivos. Porque “quem não aproveita sua herança histórica, não a merece”.

Viena se antecipou em gentilezas, enviando até Berlim Ingrid Friz-Frizberg, gerente de Marketing do Vienna Touristboard para Brasil, Itália, França, Espanha, Grécia e Turquia, que acompanhou os profissionais de turismo brasileiros na viagem entre as capitais alemã e austríaca.

A capital austríaca foi classificada pela terceira vez consecutiva como a cidade com melhor qualidade de vida do planeta: muito verde nos parques (metade da cidade), vinhedos a dez quilômetros do centro (700 hectares de videiras), infraestrutura urbana excelente, segurança para os habitantes e visitantes: fatores básicos para tal resultado. A capital federal é a menor entre as nove províncias austríacas e está dividida entre 23 distritos, onde vivem 1,7 milhão de pessoas, sendo que a Grande Viena já tem um quarto da população da Áustria, com 2,4 milhões de habitantes.

Capital da música, da cultura, do pensamento e das inovações, permite a descoberta de dezenas de palácios reais, mais de 150 palacetes e um centro histórico patrimônio mundial da Unesco. Tem a maior coleção das pinturas de Bruegel (Museu de História da Arte) e guarda um dos quadros mais famosos do mundo, “O Beijo”, de Gustav Klimt, no Palácio Belvedere.

No dia 30 de setembro será inaugurado a Klimt Villa, no 13º distrito, onde o pintor teve seu estúdio entre 1911 e 1918, agora reconstruído como museu. E a véspera do Natal, 24 de dezembro de 2012, marca o 175º aniversário de nascimento da Imperatriz Elisabeth, - Sissi – que será comemorado com exposições e um musical, a partir de 5 de setembro, no Raimund Theater. Até a confeitaria Demel, fornecedora dos doces da Corte Imperial na época, vai preparar especialmente as violetas confeitadas, de que Sissi gostava tanto.

Até o final deste ano, a nova Hauptbahnhof (estação central) estará em funcionamento, para ser completada em 2015 como o mais moderno hub das redes ferroviárias da Europa.

O ano de 2013 anuncia a inauguração dos tesouros dos antigos Wunderkammer (Gabinete de Curiosidades) dos imperadores Habsburgos no renovado Kunstkammer (Gabinete de Arte) do Kunsthistorisches Museum (Museu de História da Arte); os Wiener Sängerknaben (Pequenos Cantores de Viena) no novo Musikzentrum (Centro de Música Augarten); objetos de arte e ofícios dos períodos Biedermeier – primeira metade do século 19 – no Palácio Liechtenstein, no centro histórico.

O encontro de trabalho entre operadores brasileiros e a oferta de serviços da Áustria aconteceu no MuseumsQuartier, complexo de arte que destaca o Leopold Museum, com obras de Schiele, o Museu de Arquitetura, o Mumok (arte contemporânea). Foi bem profissional, com mesas para cada participante austríaco e excelente material de hotelaria e serviços na informação aos operadores brasileiros.

Além da hospedagem nos três símbolos da Viena Imperial – Imperial Hotel, Bristol e no Sacher Hotel – o roteiro de visitas dos brasileiros incluiu o Palácio Schönbrunn, com aula do preparo do Apfel Strudel, no Hofbackstube; concerto da Wiener Mozart Orchester na Goldener Saal (o Musikverein foi inaugurado pelo Imperador Franz Joseph 1º em 1870).

A Wiener Mozart Orchester foi fundada em 1986, conta com 30 músicos e tem como diretores a brasileira, do Piauí, Maria, e seu marido Gerald Grünbacher, clarinetista e colega desde os tempos da academia do maestro Ernst Ottensamer.

Também no roteiro, uma volta na Roda Gigante; uma balada na Pratersauna; um drinque no último andar do Sofitel, hotel assinado por Jean Nouvel com vista de 360º sobre Viena; um senhor jantar no Jô&Co, restaurante no Albertina; almoço no Palmenhaus e compras na loja Swarovsky.

Apoteótico foi o jantar no Museu de História Natural, que guarda uma das maiores coleções de animais e minerais do Brasil, feitas por Pohl u. Johann Natterer entre 1817 e 1831. Onde os convidados chegaram em carruagens, como membros da Corte. Festa animada por bailarinos profissionais e o Rondo Vienna, só de mulheres, dirigidas pela energética Barbara Helfgott, cantora e violinista. Um show para não ser esquecido. Como Viena.

Veja mais fotos no álbum anexo.


*Fonte: O Portal PANROTAS viajou a convite do Turismo de Viena e Berlim, com proteção da Travel Ace

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Dayse Regina Ferreira

Dayse Regina Ferreira tem 593 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS