Antonio R. Rocha   |   01/10/2012 12:20

Festival do Turismo de João Pessoa reúne 542 agentes

Terminou ontem (sábado, dia 30) à noite o 2º Festival do Turismo de João Pessoa, promovido pelos empresários paraibanos Bruno e Breno Mesquita(operadora Classe A) e Cláudio Júnior. O evento reuniu

Terminou neste sábado (dia 30) à noite o 2º Festival do Turismo de João Pessoa, promovido pelos empresários paraibanos Bruno e Breno Mesquita (operadora Classe A) e Cláudio Júnior. O evento reuniu cerca de 540 agentes de viagens, sobretudo da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, além de quase 140 expositores, a maioria do setor hoteleiro e de alguns destinos do Nordeste.

Além dos negócios e da integração típicos das feiras de turismo, o Festival marcou a estreia do Centro de Convenções de João Pessoa, cujo primeiro módulo – de um total de três – já impressionou pelo tamanho e pela qualidade do material de construção. Projetado em terreno de 342 mil metros quadrados, que terá área construída equivalente à de 26 campos de futebol, o equipamento terá investimentos em torno de R$ 100 milhões.

Um dos diferenciais do 2º Festival do Turismo de João Pessoa foi a programação eclética. No primeiro dia (sexta, dia 28) houve fóruns acadêmico e empresarial durante o dia todo na Estação Cabo Branco. Já a feira, à noite, foi exclusiva para profissionais do turismo. No sábado, foi aberta ao público.

Paralelamente, o festival teve eventos como a reunião dos conventions & visitors bureaux do Nordeste e uma programação de passeios para a imprensa.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, ressaltou em seu discurso na abertura da feira que o Estado prioriza, realmente, o Turismo, por considerar o setor mais estratégico na geração de emprego, renda e oportunidades paralelas. Além de prometer a conclusão do Centro de Convenções para julho de 2013, Coutinho disse que o polo hoteleiro previsto para a área em torno do equipamento receberá, em breve, o primeiro estabelecimento.

Não custa lembrar que o principal entrave para o desenvolvimento turístico da cidade é justamente a hotelaria, ainda muito acanhada se considerado o potencial turístico. Teoricamente, porém, a capital paraibana se mostra preparada para novos passos no turismo. O festival marcou, por exemplo, o lançamento do Plano Diretor de Turismo de João Pessoa, que foi detalhado pelo prefeito Luciano Agra.

O presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, aprovou o modelo do evento e disse que os festivais e salões de Turismo que se realizam em todo o Brasil agregam negócios e geram integração ao setor. Já a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, ressaltou que muitos agentes de viagem presentes ao evento já foram treinados para vender o destino Paraíba este ano. A ação é da PBTur, que prevê a a capacitação de 1,2 mil emissores em 2012.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS