Fabíola Bemfeito   |   31/12/2012 11:32

Balsas com 24 toneladas de fogos chegam a Copacabana

As 11 balsas com 24 toneladas de fogos de artifício para a festa da virada de ano na Praia de Copacabana partiram às 5h de hoje, das proximidades da Ilha do Governador, para o local do espetáculo, onde chegaram por volta das 8h. Mais de dois milhões de pessoas são esperadas na festa. Também haverá q

Da Agência Brasil

As 11 balsas com 24 toneladas de fogos de artifício para a festa da virada de ano na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, partiram às 5h de hoje, das proximidades da Ilha do Governador, para o local do espetáculo, onde chegaram por volta das 8h. Mais de dois milhões de pessoas são esperadas na festa. Também haverá queima de fogos nas praias do Flamengo e de Icaraí, em Niterói.

Este ano, o show pirotécnico levará pouco mais de 16 minutos e envolverá 2.330 bombas em cada uma das onze balsas. O show será dividido em seis partes, intercaladas com fogos nas cores do arco-íris. Quatro palcos foram montados ao longo dos quatro quilômetros da orla de Copacabana e, a partir das 18h, DJs estarão dividindo os espaços com artistas como a cantora baiana Cláudia Leitte, o sambista Diogo Nogueira, o grupo Sorriso Maroto, Baby do Brasil e as baterias das escolas de Samba Unidos da Tijuca, Salgueiro e Vila Isabel.

O 1º Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros patrulhará a área entre as balsas e a praia, a fim de evitar que pessoas cheguem às proximidades dos dispositivos. Nenhuma embarcação ou pessoa poderá se aproximar a menos de 500 metros das balsas. Os rebocadores utilizados para posicionar as balsas permanecerão na área para serem utilizados em caso de necessidade e metade deles é equipada com equipamentos de combate a incêndio.

A Capitania dos Portos vai utilizar um helicóptero, um navio patrulha, cerca de 20 embarcações de menor porte e um contingente de 110 militares para atuar na fiscalização da festa de réveillon nas praias de Copacabana e do Flamengo, na zona sul, e em Icaraí, na região oceânica de Niterói.

Apesar do calor de quase 40ºC, milhares de turistas visitaram no domingo os principais pontos da cidade e as praias da zona sul. A ocupação da rede hoteleira é de cerca de 85%, mas em Copacabana, local da festa principal, há hotéis com 100% de ocupação.

Tópicos relacionados