Biaphra Galeno   |   09/02/2013 03:26

Patrimônio da Humanidade, frevo abre carnaval em REC

É dia de frevo em Recife. Após o ritmo ser oficializado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro passado, o Marco Zero, no centro da cidade, foi tomado por foliões, serpentinas, fantasias e calor, muito calor.

RECIFE – É dia de frevo em Recife. Após o ritmo ser oficializado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro passado, o Marco Zero, no centro da cidade, foi tomado por foliões, serpentinas, fantasias e calor, muito calor. Afinal, é início de carnaval, democrático e multicultural, como os pernambucanos bem gostam de ressaltar.

O secretário de Turismo do município, que assumiu a pasta este ano, Felipe Carreras, afirma que um dos grandes desafios para a organização do evento foi sua própria magnitude. “Temos oito polos centralizados, nove descentralizados, 33 ‘polinhos’ comunitários, que somam cerca de 1,5 mil apresentações.”

Um total de 5 mil pessoas estão envolvidas na organização do evento. “O prefeito Geraldo Júlio (PSB) pediu dedicação especial de diversas secretarias envolvidas: Turismo, Mobilidade e Controle Urbano, Saúde e Segurança Urbana”, disse Carreras, que destacou a parceria da prefeitura com o governo estadual, do mesmo partido.

O prefeito, por sua vez, destacou a participação de moradores da cidade e dos mais de 720 mil visitantes. “É uma noite de apoteose para o nosso carnaval. Estou certo de que o folião terá muita festa, paz e amor”, destacou. “Todo mundo que vem para o carnaval de Recife volta e traz consigo outras pessoas”, emendou.

Nesta edição, os homenageados do carnaval recifense são o percussionista Naná Vasconcelos e o falecido fotógrafo Alcir Lacerda que, por mais de 60 anos, retratou cenas e paisagens recifenses. “Naná é muito querido. Levou nossa cidade, nosso Estado e nosso País para fora. Alcir é responsável pela memória de um Recife que a minha geração e gerações posteriores não conheceram. Os escolhidos representam o povo de nosso Recife”, apontou o prefeito.

Os festejos continuam por todo o carnaval, sendo que há apresentações, além do homenageado Naná Vasconcelos, de Zélia Duncan, Siba, Lenine, Zeca Baleiro, Otto, Titãs, Paulinho da Viola, Alcione, Elba Ramalho, Alceu Valença e outros. Vale ressaltar que os shows são gratuitos e 90% das apresentações são de artistas locais.

Fotos: Biaphra Galeno


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Secretaria de Turismo de Recife

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS