Da Redação   |   10/06/2013 12:07

Aplicativos funcionarão como guias turísticos no Rio

DA AGÊNCIA BRASIL Turistas que estiverem na cidade do Rio de Janeiro durante a Copa das Confederações terão acesso a um aplicativo para celulares (smartphones) que funcionará como um guia turístico, com dicas sobre a cidade e informações

DA AGÊNCIA BRASIL

Turistas que estiverem na cidade do Rio de Janeiro durante a Copa das Confederações terão acesso a um aplicativo para celulares (smartphones) que funcionará como um guia turístico, com dicas sobre a cidade e informações sobre a competição. O aplicativo, da Secretaria Municipal de Turismo do Rio (Riotur), poderá ser baixado gratuitamente a partir de hoje (10).

Voltado para os sistemas iOS e Android, o guia trará informações em português, inglês e espanhol. A prefeitura carioca também vai distribuir gratuitamente 150 mil guias impressos da cidade e colocará à disposição dos turistas 150 funcionários bilíngues (que falam também inglês).

Apesar de toda a preparação da prefeitura, a cidade não deve receber um número muito grande de turistas. A ocupação dos hotéis do Rio de Janeiro deve ficar em apenas 70%, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ). A previsão é a mesma, por exemplo, do último feriado no Rio de Janeiro, de Corpus Christi, ocorrido entre os dias 30 de maio e 2 de junho.

Segundo o último levantamento feito pela ABIH-RJ, na primeira quinzena de maio, apenas 57% das reservas estavam confirmadas para o período da competição, que será realizada entre os dias 15 e 30 de junho.

“Essa ocupação já era esperada. A Copa das Confederações é apenas um preparativo para a Copa do Mundo. Vai ser como se fosse um feriadão. Acho que vai ser bom pela mídia, pela divulgação da cidade”, disse o presidente da associação, Alfredo Lopes. Segundo ele, 30% dos turistas que a chegarão à cidade devem ser estrangeiros.

O pico da demanda por quartos de hotel está concentrada para a final do evento, dia 30 de junho. Além da partida final, o Rio de Janeiro receberá apenas dois jogos, nenhum da seleção brasileira. No dia 16 de junho, pelo grupo do Brasil, jogam México (campeão da Copa das Américas do Norte e Central) e Itália (vice-campeã da Europa).

No dia 20, a campeã do mundo e da Europa, Espanha, enfrenta a campeã do torneio da Oceania, a seleção do Taiti, pelo grupo B. Apesar de o evento ser apenas um teste para a Copa do Mundo e atrair menos turistas do que o evento principal, que será realizado daqui a um ano, a prefeitura carioca encara a competição como um desafio.

"É um evento definitivo. A gente não pode errar. São eventos tratados com a maior seriedade possível”, disse Leonardo Maciel, presidente da empresa Rio Eventos Especiais, criada para ajudar na preparação da cidade para a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho, e a Copa do Mundo de 2014.

Um dos principais desafios da prefeitura é a mobilidade urbana durante o período do evento. Um dos jogos, por exemplo, a partida da Espanha contra o Taiti, será realizado no meio da semana. Apesar de não ser esperado um grande público, a partida preocupa porque será necessário interditar a Rodovia Radial Oeste, uma das principais vias de ligação da zona norte com o Centro, que passa ao lado do Maracanã. “Ainda estamos estudando o que será feito. Se será necessário um ponto facultativo, se interromperemos o funcionamento de algumas escolas etc”, disse Maciel.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11156 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS