Artur Luiz Andrade   |   22/07/2013 15:18

Para Flávio Dino todo o País ganha com JMJ

O presidente da Embratur, Flávio Dino, que estará no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), fala, no artigo abaixo, sobre os benefícios deste megaevento, e dos demais que o Brasil recebe, para a população, nossa imagem como destino e para o turismo.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, que estará no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), fala, no artigo abaixo, sobre os benefícios deste megaevento, e dos demais que o Brasil recebe, para a população, nossa imagem como destino e para o turismo.

UMA JORNADA PARA O BRASIL

Esta semana estarei no Rio de Janeiro para acompanhar de perto um capítulo essencial para o ciclo virtuoso que o turismo brasileiro está vivendo. A visita do papa Francisco ao nosso País, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), integra com destaque a rota de megaeventos realizados no Brasil – que teve início durante a Conferência da ONU Rio+20 em junho do ano passado e culminará com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Nosso País vai recepcionar uma quantidade enorme de turistas, contribuindo para que superemos a meta estipulada para este ano de seis milhões de estrangeiros. Parte deles já está no Brasil desde a semana passada, conhecendo as belezas de nosso território e a cultura do nosso povo, antes de rumar ao Rio de Janeiro, onde ocorre a JMJ.

Nos cinco dias de evento, os turistas nacionais e estrangeiros irão gerar mais de R$ 658 milhões de impacto econômico direto. Com os efeitos indiretos na economia brasileira, haverá um impacto total de R$ 1,2 bilhão, muito superior aos investimentos públicos e privados realizados para sediar o evento.

Mas o principal ponto positivo é que parte significativa desse dinheiro vai direto para o bolso do microempreendedor do turismo, de comerciantes e de vendedores ambulantes, que fazem parte da extensa cadeia produtiva do setor. Repete-se, assim, o sucesso obtido na Copa das Confederações, quando o turismo movimentou mais de R$ 740 milhões na economia do País.

Muito além desse significativo impacto imediato, há um efeito positivo de longo prazo, que é o mais importante. A imagem do Brasil será projetada para centenas de milhões de pessoas no mundo todo. Mais de cinco mil jornalistas estão credenciados para cobrir a Jornada Mundial da Juventude – um recorde em relação às outras edições do evento.

As imagens do Cristo Redentor, no Rio, e da Basílica de Aparecida, no Estado de São Paulo, serão reproduzidas para pessoas em todo o mundo. As milhares de reportagens sobre o Brasil, que serão veiculadas em todo o planeta, representam um ganho espetacular, que apenas seria possível ultrapassar se fizéssemos um investimento massivo em publicidade no mundo inteiro, com custos incalculáveis e inviáveis.

Ha que se considerar, ainda, que os jovens participantes de hoje serão pais e mães de família amanhã, e terão o Brasil como uma referência para novas viagens de lazer ou para participarem de outros eventos.

Da parte da Embratur, colaboraremos com essa megaexposição instalando um telão em Buenos Aires. A cidade do Papa Francisco poderá assistir à JMJ ao ar livre, com vídeos retratando nossos principais destinos turísticos e com espetáculos de vários artistas brasileiros, como o maranhense Zeca Baleiro. Além disso, a Embratur patrocina a Central Digital do Cristo Redentor, com imagens e informações sobre todos os Estados brasileiros, de modo a que os milhares de visitantes possam desenvolver interesse por novas viagens pelo Brasil.

Esses impactos, obviamente, não são importantes apenas para o Rio de Janeiro, que sedia o evento. O Rio é o principal cartão-postal do Brasil no Exterior. Quanto maior sua exposição no mundo, mais turistas podemos trazer para o País. E quanto mais turistas, mais empregos e oportunidades de negócios para milhões de brasileiros.

Flávio Dino, 45 anos, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal"


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18746 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.