Alex Souza   |   03/08/2013 10:52

Qual a semelhança entre Caco Barcellos e o agente?

A programação do segundo dia do Fórum Avirrp teve início com a palestra “Profissão Empreendedora”, ministrada pelo jornalista Caco Barcellos, atualmente no progra

RIBEIRÃO PRETO (SP) – A programação do segundo dia do Fórum Avirrp teve início com a palestra “Profissão Empreendedora”, ministrada pelo jornalista Caco Barcellos, atualmente no programa Profissão Repórter, da TV Globo, e que também é autor de ao menos dois best-sellers nacionais: Rota 66 – A história da Polícia que Mata e Abusado: o Dono do Morro Dona Marta.

Barcellos disse que inicialmente se sentiu surpreendido pelo convite de palestrar no evento e se perguntou o que ele e sua profissão têm em comum com a dos agentes de viagens. “Não precisei pensar muito, pois temos pelo menos uma coisa forte: lidamos diretamente com o público”, disse. “Minhas histórias são focadas na notícia, a de vocês na natureza, mas ambos lidamos com o público. E eu passo boa parte do ano viajando, de avião, ônibus, automóvel, carroça, carreta, sempre movido pela curiosidade de temas de alto interesse público. Isso temos em comum também: o tempo todo pensamos em destinos”, complementou.

Ao longo de aproximadamente uma hora, o jornalista contagiou e emocionou o público com seu modo carismático de contar sua trajetória pessoal e profissional. Ele lembrou que passou toda a juventude vivendo sob o regime militar, período em que o País investia na concentração de renda aos mais ricos e, consequentemente, na construção das diferenças. “Quando a ditadura terminou eu pensei que isso fosse acabar, mas não acabou. Então imaginei que não seria contemporâneo do que venho vendo nos últimos dez anos, com toda a distribuição de renda que está ocorrendo. A mobilidade social virou a tônica da nossa realidade”, comentou.

Por fim, Barcellos tocou em um tema bastante em voga atualmente no setor de turismo: capacitação. “Eu ouço empresários dizendo que o problema dos colaboradores é a falta de capacitação. Acho que o que falta é a sensibilidade do gestor. Você deve buscar a capacitação de forma permanente, mas é preciso olharmos para a nossa história para encontrarmos o potencial que não é oferecido e que poderia ser ofertado aos outros”, opinou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Alex Souza

Alex Souza tem 4664 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS