Francieli Spadari   |   15/08/2013 17:11

Turisvales é aberto com encontro de secretários do RS

O Auditório Chimarrão ficou lotado para o Encontro Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul que abriu a programação das atividades técnicas do 1º Salão de Turismo dos Vales – Turisvales, na manhã de hoje.

O auditório Chimarrão ficou lotado para o Encontro Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul, evento que abriu a programação das atividades técnicas do 1º Salão de Turismo dos Vales – Turisvales, na manhã de hoje, em Lajeado. O evento é promovido pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) e Associação Gaúcha de Municípios (AGM).

O coordenador do Turisvales, Rafael Fontana, salientou que o encontro é um momento oportuno para a troca de experiências. “Quem trabalha no turismo, tem a missão de colocar em prática um sonho, um objetivo”, comentou. “Cada município deve trabalhar seu case interno, mas ele deve estar integrado na sua região e no Estado. Devemos nos organizar internamente, mas pensarmos em nível regional e estadual”.

O secretário de Turismo de Lajeado, Eduardo Gomes, revelou que o município trabalha na exploração do turismo cultural, de negócios e de eventos. “Estamos lançando o Roteiro das Artes e o Turismo de Aventura”, disse. O coordenador da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Mário Nascimento, ponderou que os prefeitos querem investir em turismo mas, muitas vezes, precisam priorizar educação e saúde. "Por isso precisamos criar programas específicos para o setor”, disse.

A chefe de gabinete da Setur-RS, Cora Chiapetta, ressaltou que o Turisvales é fruto de uma iniciativa ousada e inovadora. “O turismo no RS vive um novo e promissor momento. E a gente se orgulha de estar contribuindo com isso. A Setur-RS vai continuar sendo parceira”. Ela comentou ainda a necessidade de a iniciativa privada se envolver. “Quem faz turismo é a iniciativa privada, o Poder Público ajuda o turismo a se materializar”, comentou Cora. O evento segue até domingo, dia 17.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados