Rafael Carreira   |   06/09/2013 19:07

Direito do Turismo é debatido na Vila do Saber

A Braztoa organizou hoje (06), na Vila do Saber, durante a Abav 2013, um debate sobre o direito aplicado ao turismo. O evento intitulado “CDC: O lado legal do Turismo” reuniu três dos principais nomes do Direito do Turismo.

A Braztoa organizou hoje (06), na Vila do Saber, durante a Abav 2013, um debate sobre o direito aplicado ao turismo. O evento intitulado “CDC: O lado legal do Turismo” reuniu três dos principais nomes do Direito do Turismo: Luís Bueno Aguiar, advogado da Braztoa, Tasso Duarte de Mello, desembargador do TJ-SP e com grande experiência no turismo, e Joandre Ferraz, advogado do Sindetur e da Abav.

Entre os temas debatidos estava a responsabilidade das agências e como elas poderiam se expor o menos possível aos erros cometidos por companhias aéreas, hoteleiros e outros prestadores de serviços turísticos. Atualmente cerca de 70% das ações judiciais ligadas ao turismo são causadas por falhas das companhias aéreas.

Em todos os casos, a principal ferramenta de defesa das agências é a informação e o suporte ao cliente. Com isso, o agente pode anular a responsabilidade solidária. “A agência deve informar o cliente de forma precisa e correta sobre os direitos e deveres tanto da agência, quanto da companhia aérea ou de outro prestador de serviço”, indicou Joandre Ferraz.

Segundo Tasso de Mello, o suporte ao cliente é primordial para que este não denuncie a agência como única ré. “Quando a agência é denunciada junto à companhia aérea ou ao hotel, a chance dela ser isentada de responsabilidade é muito grande”, declarou.

Além da informação, a formalização dos contratos também é um importante meio para a proteção das agências. “Com o contrato bem definido todos os lados ficam protegidos”, concluiu Luis Bueno Aguiar.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Carreira

Colaboração para o Portal PANROTAS

Rafael Carreira tem 1508 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!