Alex Souza   |   03/09/2013 13:39

Presença crescente em GRU é desafio para Latam

A travel manager da Bayer, Juliana Patti, promoveu na manhã de hoje (3) na sede da empresa, em São Paulo, a segunda edição do Workshop Travel Trends, que reuniu solicitantes de viagens da companhia, alguns dos viajantes

A travel manager da Bayer, Juliana Patti, promoveu na manhã de hoje (3) na sede da empresa, em São Paulo, a segunda edição do Workshop Travel Trends, que reuniu solicitantes de viagens da companhia, alguns dos viajantes mais frequentes, entre eles o presidente Theo van der Loo, e fornecedores. O evento foi composto por palestras do diretor comercial da Tam, Klaus Kühnast, da presidente da rede Blue Tree de hotéis, Chieko Aoki, e por uma pequena exposição de produtos de fornecedores – Accor, Blue Tree, Copa Airlines, CWT, Estanplaza, Hotel Info, Hyatt e PANROTAS.

“Promovemos o evento sempre nesta época do ano, entre agosto e setembro, para tentar antecipar as tendências de viagens do ano seguinte”, explicou Juliana.

Kühnast iniciou sua apresentação citando a fusão entre Lan e Tam para a criação da Latam, ocorrida há pouco mais de um ano. “As marcas permanecem separadas, mas os sistemas, integrados”, disse. Ele lembrou que, embora o último balanço líquido da companhia tenha apresentado prejuízo, o balanço operacional, referente ao que a empresa ganha e ao que gasta, “está pagando a conta, e bem”. “O cenário macroeconômico mundial vem apresentando melhoras, e ele nos impacta pela questão dos combustíveis e do dólar. O combustível é 40% dos nosso custos”, garantiu.

CORPORATIVO
Falando a viajantes corporativos, o diretor comercial da Tam citou que o setor cresceu 13% no primeiro semestre e que a companhia possui 40% deste mercado. Lembrou que, embora adversidades tenham levado à redução de oferta da aérea em 4%, este corte não afetou quem viaja a negócios. “Pois tiramos alguns voos de madrugadas, outros intrerregionais no Nordeste.” Chamou a atenção dos participantes a informação de que a Tam não cobra por remarcações de voos operados em um mesmo dia e a possibilidade de o check-in ser feito via smartphones de maneira segura.

Os próximos desafios da Latam, de acordo com Kühnast, são ao aumento da conectividade entre os voos regionais e internacionais; o aumento de passageiros sul-americanos para o Brasil; estar cada vez mais presente no aeroporto de Guarulhos, que vem passando por melhorias importantes; a diminuição da dependência do dólar; redução de CO2; e a futura integração da Tam na Oneworld.

Veja fotos do evento clicando em “Ver Álbum”.

Tópicos relacionados