Francieli Spadari   |   09/11/2013 11:49

Festuris discute presença nas redes sociais

Mídias sociais, sua empresa nas mãos do consumidor. Esse foi o tema abordado em um dos painéis no segundo dia de congresso do Festival de Turismo de Gramado, no Serrano Resort, em Gramado (RS).

GRAMADO (RS) - As mídias sociais e sua empresa nas mãos do consumidor. Esse foi o tema abordado em um dos painéis no segundo dia de congresso do Festival do Turismo de Gramado (Festuris 2013), no Serrano Resort, em Gramado (RS).

Participaram do debate, o presidente da Federação Brasileira de Hotelaria e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, o diretor da MGM Operadora, Arnaldo Levandowski, o vice presidente da Abav-RS, João Augusto Machado, e o diretor presidente da WBI Brasil, Paulo Kendzerski, que conduziu o tema e falou sobre a evolução da internet com as mídias sociais, destacando a importância de se relacionar de forma mais efetiva com o cliente.

“As marcas não falam com as pessoas que curtiram sua página no Facebook, postam mas não se comunicam com seus fãs. Os empresários fazem a mesma coisa de 20 anos atrás. Esse é o problema das empresas, elas sentam e esperam os cliente chegar”, disse Kendzerski, que completou dizendo, “não adianta ter 270 mil fãs se somente 0,002% estão falando dessa empresa no Facebook”.

Segundo informações do site Gartner, a incompetência digital derrubará um quarto das empresas em 2017 e as empresas irão sofrer pela falta de material humano. “É preciso estar atento aos costumes dos clientes, pois 80% de todas as pesquisa sobre turismo da Google acontecem durante a noite entre as oito e meia-noite”, pontuou o presidente da WBI.

“O futuro sera menos www e cada vez mais mobile. Todas as empresas vão um dia vender pela internet, as OTAs são empresas que nasceram pensando para frente. Lembro como foi impactante quando a Gol passou a vender na internet e os agentes de viagens se adaptaram.

O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, disse que “sabemos que manter um cliente é melhor que abrir um cliente novo, o grande ativo é responder de pronto ao cliente, e para acompanhar a resposta é necessário um investimento. É importante a coparticipação de todo o corpo funcional da resposta ativa para o agente de viagens e nós investirmos no nosso grupo de colaboradores para que ele sejam ativos no problema da resposta, pois ele faz parte da resolução do problema”, disse Sampaio.

O diretor da MGM, Arnaldo Levandowski, acredita que a evolução das redes sociais vai além do mundo virtual. “Passo um terço do meu dia no escritório e as redes sociais podem auxiliar na nossa qualidade de vida, ganhamos tempo, pois temos acesso a todo lugar e isso me permite aproveitar e gerir melhor meu tempo, aproveitando para outras coisas”, comentou.

O vice presidente da Abav-RS, João Augusto Machado, disse que “a entidade se preocupa com as capacitações e que as agências precisam disso, mas creio que devemos pensar melhor isso, saber como vamos evoluir com a internet e as oportunidades”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Francieli Spadari

Francieli Spadari tem 398 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS