Artur Luiz Andrade   |   24/03/2014 10:20

O que o Rio 2016 pode aprender com Londres 2012?

O diretor comercial do Rio CVB, Paulo Senise, estará no Fórum PANROTAS 2014 e tem atenção especial à apresentação do presidente do Visit Britain, Christopher Rodrigues, e do diretor de Comunicação da Rio 2016, Mário Andrada e Silva.

O diretor comercial do Rio CVB, Paulo Senise, estará no Fórum PANROTAS 2014 e tem atenção especial à apresentação do presidente do Visit Britain, Christopher Rodrigues, e do diretor de Comunicação da Rio 2016, Mário Andrada e Silva. Senise escreveu um artigo especial sobre o que o Rio pode usar de bons exemplos da Olimpíada de 2012, que ocorreu em Londres. Exatamente o tema do encontro no Fórum PANROTAS 2014, que ocorre dias 1 e 2 de abril, na Fecomercio. Inscreva-se e confira a programação em www.panrotas.com.br/forum.

Confira o artigo de Paulo Senise:

“Há, no turismo do Rio de Janeiro, uma grande expectativa com o que a Copa do Mundo e a Olimpíada deixarão como legado para a cidade. As experiências vividas por outras cidades-sede demonstram as oportunidade e os riscos do negócio e o segmento compartilha a certeza de que, se ambos os eventos forem bem organizados e planejados, funcionarão como porta de entrada para o crescimento do número de turistas nos anos seguintes.

Na verdade, o turismo carioca já está colhendo frutos dos investimentos que a cidade vem recebendo, além da exposição internacional (com todos os riscos e vantagens), que se torna cada vez maior com a proximidade das tão aguardadas datas. Prova disso é que o turismo de eventos apresentou crescimento de 33% nos últimos dois anos com a cidade tornando-se um dos principais destinos de congressos e eventos mundiais.

Não há razões para se duvidar da boa fase, pois caminhamos dentro de um excelente cenário onde o bom diálogo entre os governos municipal, estadual e federal, além do apoio da iniciativa privada, estão construindo importantes alicerces que vão garantir anos de crescimento não apenas para o turismo, mas para toda a economia carioca.

Entretanto, o trabalho que é feito não exclui a possibilidade de aprendermos com as experiências de outros países, procurando sempre adaptar ideias e ações que por lá são sucesso e que podem trazer bons resultados para o Brasil.

Recentemente, pudemos acompanhar uma iniciativa exemplar do governo britânico, que após a Olimpíada lançou uma consulta com o objetivo de construir um plano que produza um crescimento de 3% ao ano para o turismo até 2020. A expectativa é de que sejam gerados 8,7 bilhões de libras e criados mais de 200 mil empregos.

A proposta estratégica mostra como um alinhamento de marketing com política de governo traz resultados econômicos. Esta consulta reúne a visão da indústria, agências públicas e múltiplos setores do governo – aqueles que se importam com o impacto e o sucesso do setor -, buscando identificar as prioridades e parcerias em potencial.

A estratégia leva em conta quatro elementos: fortalecer a imagem da Grâ Bretanha, além de reconhecer suas fraquezas, como comida e hospitalidade; garantir a presença do destino turístico nas prateleiras das agências internacionais; aproveitar a diversidade de produtos e garantir a satisfação dos mercados emergentes e facilitar o acesso, quebrando barreiras da capacidade do transporte aéreo e simplificando os regimes de concessão de vistos. Ou seja, o Governo Britânico entende que o destino tem que continuar sendo visto para ser lembrado, regra básica de marketing disponível nas prateleiras de vendas, físicas e digitais.

Das lições que podemos aproveitar de Londres, esta talvez seja a de maior importância e a mais difícil, pois exige alto grau de planejamento e pragmatismo comercial. Porém, o Rio vem buscando dar um importante passo: a união dos setores público e privado, o que nos leva a crer que o exemplo inglês nos deixaria o maior legado se fosse implementado por aqui.

Paulo Senise, Rio CVB

O Fórum PANROTAS é realizado em aliança institucional com CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae, Chile, CVC, Gol, Pernambuco, American Airlines, GJP Hotels & Resorts, Sabre, Tap Portugal, Noah Gastronomia, R1 Audiovisual, Esferatur, Gapnet, GTA, Totvs Reserve, Best Western, Dallas/Fort Worth International Airport, Farecompare, Localiza, Royal Palm Resort Campinas, StarAlliance e apoio de Bysense, B4T, Tour House, Shift Mobilidade Corporativa e Vice Versa Intérpretes. O Prêmio PANROTAS de Inovação em Tecnologia para o Turismo – patrocinado pela Alatur JTB – será entregue durante o evento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.