Maria Izabel Reigada   |   11/04/2014 17:45

Comitê Rio 2016 apresenta programa de voluntariado

A partir do final de agosto serão oferecidas mais de 70 mil vagas para voluntários, em várias áreas, dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio

A partir do final de agosto serão oferecidas mais de 70 mil vagas para voluntários, em várias áreas, dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O anúncio foi feito hoje pelo Comitê Rio 2016 em reunião na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde foi apresentado o programa de voluntariado para o megaevento. As vagas estarão disponíveis a partir de 28 de agosto.

O encontro foi realizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, criado em 2003, por iniciativa da Alerj para buscar a interação do setor empresarial e da sociedade civil organizada com o Legislativo e assim fomentar o desenvolvimento econômico e social no Estado. Segundo a secretária-geral do fórum, Geiza Rocha, a reunião serviu para identificar ofertas de mão de obra profissional e estimular a qualificação de estudantes fluminenses para preencher o maior número possível de vagas nos Jogos Olímpicos.

Geiza contou que o programa de voluntariado para as Olimpíadas difere dos implantados anteriormente no País, porque demanda mais tempo de formação dos candidatos. “Como as Olimpíadas e as Paralimpíadas são eventos muito maiores, existe um trabalho de formação a distância, além de treinamento nas vilas. Dependendo da função exercida, a pessoa pode ter até 60 horas de treinamento, além das 20 regulamentares, básicas para todos os voluntários." Os voluntários devem ter maisde 18 anos e mais informações sobre o programa estarão disponíveis no www.rio2016.com/comite-organizador/voluntarios.

Tópicos relacionados