Savia Reis   |   02/04/2014 11:02

Google: “Democratização do acesso mobiliza as pessoas”

“A transformação dos negócios com o consumidor hiperconectado” foi o tema da apresentação do diretor-geral do Google, Fábio Coelho, durante o segundo dia do Fórum PANROTAS 2014, na Fecomercio (SP).

“A transformação dos negócios com o consumidor hiperconectado” foi o tema da apresentação do diretor-geral do Google, Fábio Coelho (foto), durante o segundo dia do Fórum PANROTAS 2014, na Fecomercio (SP).

Coelho iniciou sua participação elogiando a apresentação do fundador da Phocuswright, Philip Wolf, que abriu ao evento. “Venho trazer para vocês perspectivas para articular as saídas e soluções para ter negócios rentáveis. Como disse Wolf, podemos ter visões positivas e negativas sobre os problemas. Podemos enfrenta-los com sorrisos”, disse Coelho.

Como cenário de transformação social, o apresentador mostrou uma imagem das manifestações no Brasil com jovens atrás de uma faixa escrita “Somos a rede sociais”. “A democratização do acesso tem capacidade de mobilizar as pessoas. A tecnologia pode ser utilizada para diversão, mas tentaremos usá-la no seu âmbito mais complexo”.

O executivo utilizou suas filhas como exemplo. Youtube, Whatsapp, Skype, Linkedin, Google +, ITunes, Facebook são alguns dos programas que elas mais utilizam, segundo o pai. “É a geração C. Essas pessoas utilizam quarto pilares: curadores, criadores, conectados, comunidade. Quando olhamos nesse ambiente de negócios, não existe mais mundo off-line e mundo on-line. Não existe essa diferenciação. Não tem mais avatar no mundo on-line. São as mesmas pessoas. Essa transformação é fundamental como shift. As vendas on-line crescem dois dígitos”, comentou.

Coelho falou ainda sobre o grande número de brasileiros conectados. “No Brasil, são 105 milhões de conectados. Os brasileiros usam mais a internet do que os outros povos. “Brasileiro é audiovisual, pesquisa preço, tem espírito de porco. Temos a televisão como referência e continuamos comentando na internet. Como as coisas aqui são mais caras, procuramos mais”, disse. “Por isso, a reputação on-line é importante. Como está o seu site?”, completou.

Responder, antecipar, sugerir e facilitar são as maneiras apresentadas pelo executivo para utilizar de maneira mais eficiente a tecnologia no mundo corporativo. “Uma empresa que perde duas ondas de inovação tecnológica tem muita dificuldade de se redesenhar e corre risco de extinção", conclui.

Dicas do palestrante: 1- acompanhar as mudanças do consumidor hiperconectado; reinvente seu negócio; antecipe demandas, com disciplina de análise de dados; e remova as barreiras mobile.

O Fórum PANROTAS é realizado em aliança institucional com CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae, Chile, CVC, Gol, Pernambuco, American Airlines, GJP Hotels & Resorts, Sabre, Tap Portugal, Noah Gastronomia, R1 Audiovisual, Esferatur, Gapnet, GTA, Totvs Reserve, Best Western, Dallas/Fort Worth International Airport, Farecompare, Localiza, Royal Palm Resort Campinas, StarAlliance e apoio de Bysense, B4T, Tour House, Shift Mobilidade Corporativa e Vice Versa Intérpretes. O Prêmio PANROTAS de Inovação em Tecnologia para o Turismo – patrocinado pela Alatur JTB – será entregue durante o evento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Savia Reis

Savia Reis tem 4014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS