Claudio Schapochnik   |   06/05/2014 23:53

PanHotéis coordena fórum de abertura da Equipotel NE

Pela primeira vez, a PANROTAS, por meio do Portal PanHotéis, voltado à hotelaria e à alimentação profissional, realizou hoje o fórum que precedeu a abertura oficial da Equipotel Nordeste 2014

OLINDA – Pela primeira vez, a PANROTAS, por meio do Portal PanHotéis, voltado à hotelaria e à alimentação profissional, realizou hoje o fórum que precedeu a abertura oficial da Equipotel Nordeste 2014, no Centro de Convenções de Pernambuco. Trata-se de uma parceria entre a PANROTAS e a Reed Exhibitions Alcantara Machado, que já foi realizada no ano passado na Equipotel São Paulo.

“A Reed se preocupa também em inovação, e na Equipotel Nordeste 2014 fizemos uma parceria com a melhor empresa para fazer o fórum, que é a PANROTAS”, destacou o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Otávio Pereira de Almeida.

Para o fórum, que recebeu o nome de “Os Desafios de Gestão e Distribuição da Hotelaria na Região Nordeste”, a PanHotéis convidou o consultor hoteleiro e sócio-diretor da Hotel Invest, Diogo Canteras, e três executivos de redes hoteleiras – Heber Garrido (Transamérica Hospitality Group), Cristiano Placeres (Atlantica Hotels International) e Orlando Giglio (Iberostar Hotels & Resorts).

Canteras abriu o fórum falando sobre a versão mais nova, do mês passado, do Placar da Hotelaria – estudo sobre o mercado hoteleiro e a projeção para 2015 nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo feito conjuntamente pela Hotel Invest, pelo Fohb e pelo Senac.

“Atualmente 122 hotéis estão em obras nas 12 cidades-sede, sendo 46% econômicos, 46% midscale e 10% upscale e, desses, 24 devem ser abertos em 2015”, afirma Canteras.

COMPLICADO
“Nessa nova oferta, Belo Horizonte ganhará 38 novos hotéis, com 6.744 novos quartos. Praticamente a cidade vai dobrar a oferta hoteleira e é a que apresenta o cenário mais preocupante em 2015: a previsão é de uma ocupação-média de 38% nos segmentos econômico e midscale e isso é muito ruim”, analisa Canteras.

“Também há cenários complicados em Brasília, Cuiabá, Manaus, Porto Alegre (área econômica) e Recife”, completa o consultor.

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
Durante o debate realizado após a apresentação de Canteras, o assunto unânime dos três executivos de redes foi a flexibilização da legislação trabalhista.

“Trinta e dois por cento de nosso custo vêm da mão-de-obra”, resume Giglio, da Iberostar, que é dona de dois resorts na Bahia e um barco-hotel no Amazonas.

“Estamos perdendo profissionais para outras indústrias”, diz Heber, do Transamérica Hospitality Group. “Nossa preocupação está em capacitar e reter os profissionais, caso contrário eles vão para outros setores mesmo”, concorda Placeres, da Atlantica.

Giglio, Garrido e Placeres foram unânimes em defender mudanças na legislação trabalhista. E foram bem aplaudidos pelo público.


*Fonte: Os Portais PanHotéis e PANROTAS viajam a convite da Empetur, com apoio logístico da Luck Recife e hospedagem no Mar Hotel Conventions

Tópicos relacionados