Claudio Schapochnik   |   06/05/2014 23:53

PanHotéis coordena fórum de abertura da Equipotel NE

Pela primeira vez, a PANROTAS, por meio do Portal PanHotéis, voltado à hotelaria e à alimentação profissional, realizou hoje o fórum que precedeu a abertura oficial da Equipotel Nordeste 2014

OLINDA – Pela primeira vez, a PANROTAS, por meio do Portal PanHotéis, voltado à hotelaria e à alimentação profissional, realizou hoje o fórum que precedeu a abertura oficial da Equipotel Nordeste 2014, no Centro de Convenções de Pernambuco. Trata-se de uma parceria entre a PANROTAS e a Reed Exhibitions Alcantara Machado, que já foi realizada no ano passado na Equipotel São Paulo.

“A Reed se preocupa também em inovação, e na Equipotel Nordeste 2014 fizemos uma parceria com a melhor empresa para fazer o fórum, que é a PANROTAS”, destacou o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Otávio Pereira de Almeida.

Para o fórum, que recebeu o nome de “Os Desafios de Gestão e Distribuição da Hotelaria na Região Nordeste”, a PanHotéis convidou o consultor hoteleiro e sócio-diretor da Hotel Invest, Diogo Canteras, e três executivos de redes hoteleiras – Heber Garrido (Transamérica Hospitality Group), Cristiano Placeres (Atlantica Hotels International) e Orlando Giglio (Iberostar Hotels & Resorts).

Canteras abriu o fórum falando sobre a versão mais nova, do mês passado, do Placar da Hotelaria – estudo sobre o mercado hoteleiro e a projeção para 2015 nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo feito conjuntamente pela Hotel Invest, pelo Fohb e pelo Senac.

“Atualmente 122 hotéis estão em obras nas 12 cidades-sede, sendo 46% econômicos, 46% midscale e 10% upscale e, desses, 24 devem ser abertos em 2015”, afirma Canteras.

COMPLICADO
“Nessa nova oferta, Belo Horizonte ganhará 38 novos hotéis, com 6.744 novos quartos. Praticamente a cidade vai dobrar a oferta hoteleira e é a que apresenta o cenário mais preocupante em 2015: a previsão é de uma ocupação-média de 38% nos segmentos econômico e midscale e isso é muito ruim”, analisa Canteras.

“Também há cenários complicados em Brasília, Cuiabá, Manaus, Porto Alegre (área econômica) e Recife”, completa o consultor.

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
Durante o debate realizado após a apresentação de Canteras, o assunto unânime dos três executivos de redes foi a flexibilização da legislação trabalhista.

“Trinta e dois por cento de nosso custo vêm da mão-de-obra”, resume Giglio, da Iberostar, que é dona de dois resorts na Bahia e um barco-hotel no Amazonas.

“Estamos perdendo profissionais para outras indústrias”, diz Heber, do Transamérica Hospitality Group. “Nossa preocupação está em capacitar e reter os profissionais, caso contrário eles vão para outros setores mesmo”, concorda Placeres, da Atlantica.

Giglio, Garrido e Placeres foram unânimes em defender mudanças na legislação trabalhista. E foram bem aplaudidos pelo público.


*Fonte: Os Portais PanHotéis e PANROTAS viajam a convite da Empetur, com apoio logístico da Luck Recife e hospedagem no Mar Hotel Conventions

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS