Artur Luiz Andrade   |   02/05/2014 11:20

Parada Gay gera mais de R$ 3,2 milhões para São Paulo

No próximo domingo, 4 de maio, acontece a 18ª edição da Parada LGBT de São Paulo. O evento foi antecipado em mais de um mês devido à realização da Copa do Mundo. Este ano, a organização da parada tem como discussão central a criminalização da homofobia e a aprovação da lei de identidade de gênero.

No próximo domingo, 4 de maio, acontece a 18ª edição da Parada LGBT de São Paulo. O evento foi antecipado em mais de um mês devido à realização da Copa do Mundo. Este ano, a organização da parada tem como discussão central a criminalização da homofobia e a aprovação da lei de identidade de gênero.

Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SP Turis), Wilson Poit, a semana toda movimenta a cidade. “Dias antes da Parada LGBT, já começa uma extensa programação cultural, de lazer e entretenimento que traz muitos visitantes e geram grande retorno econômico para a capital”, comenta Poit.

Em 2013, o Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisa da SP Turis, lançou o estudo “Mercado GLS paulistano”, que fez um levantamento específico sobre o segmento na cidade de São Paulo, incluindo quantificação da oferta de estabelecimentos especializados e a movimentação financeira. “Os dados mostraram o impacto do setor na economia paulistana que, em menos de um ano, chega a movimentar R$ 59,5 milhões e, na semana da Parada, fica em R$ 3,2 milhões”, destaca o presidente da empresa.

De acordo com o balanço, na cadeia produtiva da cidade existem quase 80 estabelecimentos voltados exclusivamente para o público LGBT ou bastante frequentados por ele, entre os quais 26 casas noturnas, 18 bares, 18 saunas e sex clubs, 11 restaurantes e sete festas mensais. A maioria dos locais está concentrada nas regiões da Paulista (local da parada), Jardins, Pinheiros e no Centro, com capacidade para receber, juntas, quase 45 mil pessoas – este número mais do que dobra e chega perto de 95 mil pessoas na semana da Parada LGBT.

Na última pesquisa feita pelo Observatório do Turismo na Parada LGBT de 2012, os dados indicaram que 39,5% do público era composto por turistas. Destes, a maioria era de turistas domésticos (97,4%) e a outra parcela estrangeiros (2,6%). A principal origem desses visitantes internacionais foram o Peru, Estados Unidos, Holanda e Argentina.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.