Diego Verticchio   |   24/09/2014 12:46

Responsabilidade solidária volta ao debate na Abav 2014

O painel contou com a presença do desembargador Claudio Dell`Orto, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ana Cândida, coordenadora da Senacon, Marcelo Oliveira, assessor jurídico da Abav e blogueiro da PANROTAS, e Rose Mary Larrat, do conselho da Abav

Um consumidor final comprou em uma agência de viagens um pacote de lua de mel para Paris em um hotel cinco estrelas e voando em um determinado dia. Numa situação hipotética o voo atrasou cerca de sete horas e o hotel escolhido está em obras e causou transtorno ao casal. De quem é a culpa? A velha questão voltou à tona no debate “Controvérsias Jurídicas entre Agências de Viagens e Turismo x Consumidores”.

O painel contou com a presença do desembargador Claudio Dell`Orto, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ana Cândida, coordenadora da Senacon, Marcelo Oliveira, assessor jurídico da Abav e blogueiro da PANROTAS, e Rose Mary Larrat, do conselho da Abav.

Para o desembargador Claudio Dell’Orto é justo que haja responsabilidade solidária para as agências de viagens, já que o profissional “se esforça para vender ao consumidor o hotel X ou a companhia aérea Y, logo se torna responsável pela ação”. Para um plateia formada em sua totalidade por profissionais de viagens, coube ao advogado Marcelo Oliveira fazer a defesa da classe.

“Claro que não é justo a responsabilidade solidária”, rebateu Oliveira. “Responsabilidade solidária é colocar todos no mesmo caldeirão. A lei diz que quando há mais de um envolvido todos têm que ser atuados, mas uma coisa é intermediar e outra é operar um avião ou um hotel. Mais de 85% dos processos do segmento envolvem o fornecedor e não o intermediador, mas infelizmente somos atuados”, complementou.

Sem dizer se concorda ou não com a aplicação da responsabilidade solidária, o desembargador Claudio Dell’Orto afirmou que o judiciário aplica a Lei e que a solução talvez seja mudar a legislação. Ele lembrou ainda que o segmento de Turismo não está entre os Top 10 dos processos no Judiciário.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS