Artur Luiz Andrade   |   05/11/2014 11:16

Ministros debatem turismo esportivo e bem estar na WTM

O Summit de Ministros promovido pela OMT e pela WTM, durante a WTM de Londres, reuniu ministros de Turismo de todo o mundo, para debater as sinergias entre o setor e os mega-eventos. A mensagem principal é que o legado que fica para os destinos e sua população deve sempre estar à frente dos projetos

O Summit de Ministros promovido pela OMT e pela WTM, durante a WTM de Londres, reuniu ministros de Turismo de todo o mundo, para debater as sinergias entre o setor e os mega-eventos. A mensagem principal é que o legado que fica para os destinos e sua população deve sempre estar à frente dos projetos de sediar esse tipo de evento.

A OMT definiu esses benefícios (legados) de cinco formas: a construção de uma unidade nacional e do orgulho por meio do envolvimento das comunidades; melhorar a capacidade de atrair investimentos privados; formar uma força de trabalho mais bem preparada; alcançar um posicionamento forte (ou reposicionamento) da marca do (s) destino(s)-sede; e a transformação de um destino turístico.

Somente a Copa Mundial de Rugby, que ocorrerá na Inglaterra, em 2015, receberá cerca de 460 mil fãs do esporte. O impacto econômico é estimado em 2,5 bilhões de libras esterlinas para o Reino Unido. O painel da WTM Londres foi mediado por Keith Wood, ex-jogador de rugby (British e Irish Lion e capitão da Irlanda), que revelou que o turismo de esporte é um dos que mais crescem no mundo, com previsão de 14% em 2014, enquanto a média geral da indústria deve ficar entre 2% e 4%.

E o turismo esportivo não movimenta apenas os grandes times. Gibraltar acaba de ganhar novos voos da Easy Jet, começando em abril, porque o time da cidade de menos de 30 mil habitantes se classificou pela primeira vez para a Copa da Uefa.

BEM ESTAR
Outro painel bem concorrido na WTM Londres debateu “O que é exatamente o turismo de bem estar (wellness)?”. O setor cresce 12% ao ano, sem o engajamento da indústria de viagens, segundo o diretor da Spafinder Wellness 365, John Bevan.

De acordo com Steve Dunne, chairman da Brighter PR, se o consumidor for fisgado por esse segmento, ele será a nova “indústria de cruzeiros”. Os governos, cada vez mais incentivando as pessoas a cuidarem de sua saúde, podem ajudar nessa mensagem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.