Artur Luiz Andrade   |   30/11/2014 14:18

Veja fotos da Árvore de Natal da Lagoa, no Rio

Um dos ícones do Natal carioca, a 19ª edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, na Lagoa Rodrigo de Freitas, é a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records, e foi inaugurada nesse sábado, 29, reunindo 30 mil pessoas no Parque do Cantagalo e cerca de 200 mil no

Um dos ícones do Natal carioca, a 19ª edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, na Lagoa Rodrigo de Freitas, é a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records, e foi inaugurada nesse sábado, 29, reunindo 30 mil pessoas no Parque do Cantagalo e cerca de 200 mil no entorno da lagoa ao longo da noite.

O tema da árvore este ano é “Um Natal de Luz”, e ela ficará acesa de domingo a quinta-feira, das 19h30 às 2h. Às sextas-feiras e aos sábados, o horário se estende até as 3h. A maior árvore de Natal flutuante do mundo será iluminada, pela última vez, em 6 de janeiro, dia de Reis, seguindo a tradição.

“É uma grande satisfação constatar que a Árvore de Natal da Bradesco Seguros criou fortes raízes com a população carioca, foi incorporada ao Natal dos brasileiros e se transformou em referência internacional, contribuindo para projetar ainda mais a imagem do Rio de Janeiro no Exterior”, disse Alexandre Nogueira, diretor da Bradesco Seguros.

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros é o terceiro maior evento da cidade, após o Carnaval e o Réveillon. Desde 1996, ano da primeira edição, a Árvore conta com o patrocínio exclusivo da Bradesco Seguros — seguradora oficial dos Jogos Rio 2016 — e o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.


A Árvore em números

ALTURA: 85 metros, equivalente à de um edifício de 28 andares.

PESO: 542 toneladas

BASE: 810m2, composta por 11 flutuadores, cada um com de 12m de comprimento, 3m de largura e 2,44m de altura, interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m, para apoio da árvore. O peso de cada flutuador varia entre 12 e 16 toneladas.

MICROLÂMPADAS: 3,1 milhões

ESTRUTURA TUBULAR: 24 km

EFEITOS: 120 mil metros de mangueiras luminosas reproduzirão a cenografia, 2.150 estrobos produzirão efeitos de estrela e 100 refletores de led RGBW.

GERADORES: Cinco geradores embarcados, sendo quatro 550 kVA para iluminação básica e 30 kVA para serviço e sinalização noturna.

PESSOAS ENVOLVIDAS: Em todas as etapas (montagem, inauguração, manutenção e desmontagem), estão envolvidas cerca de 1,2 mil pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas.

Veja fotos abaixo, tanto de divulgação da assessoria de imprensa (fotos de Guto Costa, Marco Antonio Teixeira, Marco Terranova, Marcelo Bravo e Juliana Coutinho), tanto da fotógrafa da PANROTAS, Marluce Balbino, que fotografou do apartamento de Ana Lúcia Galperin, da Newit Club, que gentilmente cedeu sua vista privilegiada para nossa fotógrafa.

Tópicos relacionados