Maria Izabel Reigada   |   27/01/2015 11:37

Empresários brasileiros são destaque no 1º Fórum Hotusa

MADRI – O Grupo Hotusa realiza hoje a primeira edição do Fórum de Inovação Turística, que o presidente do grupo, Amancio Lopez, classificou como a oportunidade certa em um cenário único. “Pensávamos

MADRI – O Grupo Hotusa realiza hoje a primeira edição do Fórum de Inovação Turística, que o presidente do grupo, Amancio Lopez, classificou como a oportunidade certa em um cenário único. “Pensávamos em idealizar um evento desse tipo há algum tempo, mas agora encontramos a oportunidade, no cenário único, com o país recuperando-se economicamente”, disse o presidente do grupo, na abertura do evento, que teve a participação, também, da ministra de Fomento da Espanha, Ana Pastor. “Nosso desafio é trabalhar com um modelo turístico sustentável e competitivo”, disse a ministra.

Em breve discurso, a ministra destacou as infraestruturas existentes no país, destacando que a liderança que a Espanha ocupa no turismo mundial não seria possível sem essa base. “Somos o primeiro destino em turistas internacionais de lazer e o terceiro em número absoluto de visitantes estrangeiros. Recebemos 65 milhões de turistas no ano passado”, disse, destacando ainda a receita de 66 bilhões de euros deixada por esses visitantes.

A América Latina teve lugar no evento, em painel moderado pelo presidente da PANROTAS, José Guillermo Alcorta, e com a presença do sócio-fundador da Gapnet e MMTGapnet, Rui Alves, do diretor de TI da Trend, Robson Gomes, do diretor geral da Consolid Latin America, Carlos Barros, e do CEO de Almundo, Juan Pablo Lafosse. No painel, um dos temas destacados foi a rede de agências Vai Voando, da Gapnet, que já conta com 170 pontos de vendas em comunidades carentes de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, entre outros destinos. O CEO da Almundo, com negócios na Argentina e México, falou ainda sobre a expansão internacional do grupo – com agências físicas e OTA, entre outras áreas de atuação –, que deverá incluir Colômbia e Brasil ainda neste ano.

O fórum debateu ainda as perspectivas para o transporte de passageiros, em painel que reuniu os presidentes da Iberia, Vueling e Renfe – Luis Gallego, Alex Cruz e Pablo Vazquez, respectivamente –, além da empresa de cruzeiros Balearia e do GDS Amadeus. Neste momento, o evento tem painéis sobre a comercialização por meio de OTAs e as inovações para chegar ao cliente. Para mais informações, o site do evento é o www.forohotusaexplora.com.

Tópicos relacionados