Rodrigo Vieira   |   11/09/2015 14:40

Família Cintra lança livro sobre Ancoradouro

“Já tenho filho e já plantei algumas árvores... Só me faltava um livro”, disse com um grande sorriso no rosto o presidente da Ancoradouro, Juarez Cintra, na tarde desta sexta-feira.

“Já tenho filho e já plantei algumas árvores... Só me faltava um livro”, disse com um grande sorriso no rosto o presidente do Grupo Ancoradouro, Juarez Cintra, na tarde desta sexta-feira, na sede da empresa, em Campinas (SP). Agora não falta mais. Os 28 anos de história estão registrados para sempre nas páginas do “Ancoradouro - Compromisso e Excelência na Arte de Conhecer o Mundo”.

Nessas páginas está a história da empresa desde sua fundação, em 1987, até o último Encontro Ancoradouro, no começo deste ano. Repleto de imagens, o livro possui cinco capítulos: Breve História do Turismo no Brasil; Nasce a Ancoradouro; A Sede Própria; Os Encontros Ancoradouro; e Fichas Técnicas. É um prato cheio para quem vive o turismo brasileiro há mais de uma década. Isso fica nítido no brilho dos olhos dos convidados de Cintra para as fotos antigas e histórias. E não são quaisquer convidados, e sim importantes nomes do setor.

“Nem sei descrever a alegria que tive em fazer o texto sobre nossa história, de quando Silvia e eu escolhemos as fotos”, afirma, referindo-se à esposa Silvia Cintra, ao seu lado desde o início de empresa. “Que orgulho sinto dessas memórias. Gostaria que na próxima edição, quando fizermos 50 anos de Ancoradouro, essa trajetória de sucesso seja ainda maior, com mais amigos e mais lembranças boas como essas”, completa.

O LIVRO
São cinco mil exemplares com capa dura e papel couche do “Ancoradouro - Compromisso e Excelência na Arte de Conhecer o Mundo”. Cintra fez questão de exaltar o fotógrafo da PANROTAS, Emerson de Souza. “Esse cara é muito querido na empresa. Não é à toa que tem mais de 50% das imagens nesse livro. Ele também faz parte da nossa história.”

O capítulo da história do Turismo no Brasil menciona desde a primeira excursão internacional no País, em 1907, além de todo o decorrer do século 20, com a criação de Embratur, CNTur e Combratur.

O capítulo dois, sobre o nascimento da Ancoradouro, aborda os tempos off-line do turismo no final dos anos 1980, e a lacuna deixada pelo “rico interior dos Estados, principalmente São Paulo”. Aí que entra a história de Juarez e Silvia, primeiramente com uma empresa de representação de destinos e companhias internacionais, compra de uma agência de viagens campineira e, finalmente, com a ajuda do “amigo Goiaci Guimarães, na época dono da GSA da Pan Am”, veio a Ancoradouro.

“Falei pro Juarez que a sala dele hoje é maior do que a primeira sede da Ancoradouro inteira. Ele olhou para as paredes, para o teto e, enfim, feliz da vida, concordou comigo”, afirmou a assessora de comunicação da Ancoradouro, Vera Marcelino. E o livro aborda tudo isso. A primeira sede da empresa tinha apenas Cintra, Silvia e três funcionários.

O terceiro capítulo conta a história da sede própria da empresa, no bairro do Cambuí, um dos maiores sonhos do presidente da empresa. Há imagens da planta, inclusive com alguns toques de Juarez, e da construção até o acabamento da obra, em 2005, com quatro mil metros quadrados.

O capítulo quatro, com o qual Cintra demonstrou muito carinho, fala sobre os Encontros Ancoradouros. Cada evento conta com uma foto, número de participantes, local e outros detalhes. O primeiro foi em 1992, em Águas de Lindóia (SP), com 128 participantes, e o mais recente foi para 650 pessoas, no Bourbon Atibaia (SP).

O último capítulo aponta a ficha técnica dos principais patrocinadores do livro. Eles são Air Europa, Delta, Gol, Celebrity Cruises, Royal Caribbean, Azamara, Tam, Travel Ace, Iberia, British, Mapa Plus, Tap, Aeromexico, Aerolíneas Argentinas, Air France, KLM, Alitalia, Amadeus, Azul, Dollar, Hertz, Passaredo, Pullmantur e South African Airways.

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