Henrique Santiago   |   16/10/2015 18:37

Guillermo Alcorta fala da evolução da PANROTAS e setor

O presidente da PANROTAS, Guillermo Alcorta, soube passar detalhadamente as quatro décadas de história da empresa para o trade de Turismo de Minas Gerais e do Brasil. Mas falar do passado não é o bastante.

OURO PRETO (MINAS GERAIS) – Como resumir 41 anos de empresa em apenas 15 minutos? O presidente da PANROTAS, Guillermo Alcorta, soube passar detalhadamente as quatro décadas de história da empresa para o trade de Turismo de Minas Gerais e do Brasil. Mas falar do passado não é o bastante. Os planos para o futuro também foram apresentados pelo fundador da editora.

Alcorta abriu o Congresso Mineiro de Turismo, evento de palestras integrante do Festival de Turismo de Ouro Preto a um público atento às suas palavras. O presidente da editora retomou, de imediato, os primeiros anos de empresa com a criação do Guia PANROTAS. “O guia, junto com o PANROTAS de Bolso, cumpria o papel de mídia técnica, indispensável para o profissional do Turismo."

Com informações de horários e tarifas de voos publicados especialmente ao agente de viagens, a PANROTAS assumia um papel de intermediadora do mercado brasileiro. Sua produção e veiculação feitas com rapidez e eficácia remetem ao papel do que a Google representa hoje para os internautas. “O Guia PANROTAS circulava de acordo com a necessidade do leitor, as mudanças dos fatos e das possibilidades técnicas de sua veiculação. Éramos modernos e inovadores”, recordou ele.

Com penetração à época em quatro mil agências de viagens e conhecimento de pessoas de fora do trade, a PANROTAS cresceu. Alcorta destacou a elaboração do jornal impresso (Jornal PANROTAS, com 23 anos, único semanário da indústria), do Portal PANROTAS (com 15 anos), do Fórum PANROTAS (que segue para a 14ª edição), dos especiais e, claro, da importância das redes sociais para os dias de hoje na história desses 41 anos. “A PANROTAS formou uma comunidade fiel que cresce a cada dia”, destacou o palestrante.

Do Fórum PANROTAS nasceu a próxima geração de eventos da editora: o Next. São eventos menores que ocorrem em diferentes cidades do País com o intuito de, como pontuou Alcorta, de ser uma “consultoria ao vivo para o profissional de Turismo”. Após a realização do primeiro encontro no Recife, em 1º de outubro, a PANROTAS se prepara para trazer a segunda edição para a capital mineira. Ao anunciar a novidade, marcada para 17 de novembro, o público presente mostrou interesse em participar e saber mais do evento.

Cada vez mais focada nas tendências do mercado, a PANROTAS Editora abriu em seu portal uma seção colaborativa chamada Mande Sua Notícia (veja no final deste notícia). Por meio dela, o profissional envia sua sugestão de notícia para que a redação analise o conteúdo e posterior publicação. “Estamos empenhados em saber o que acontece no mundo de vocês. Teremos uma porção de ‘representantes’ no Brasil”, disse, confiante.

Ao visar cada vez mais o uso da tecnologia a favor da informação, sem deixar o toque humano de lado, o presidente da PANROTAS vê um futuro de maior representatividade da editora no mercado de Turismo. Para explicar esse momento, Alcorta parafraseou Rubem Alves, poeta mineiro, que disse “o importante não é falar bonito, mas escutar bonito”. “E nós queremos continuar a ser um bonito ouvinte de vocês, profissionais do Turismo”, finalizou, aos aplausos da plateia.

O Portal PANROTAS viaja a convite do Festival de Turismo de Ouro Preto

Tópicos relacionados