Hugo Okada   |   16/10/2015 10:57

Painel HSMai aborda queda na hotelaria brasileira

O quarto painel HSMai, promovido hoje no hotel Meliá Jardim Paulista, em São Paulo, com o tema "Vendas, Marketing e Revenue Management - como fazer essa engrenagem funcionar", teve como primeira palestrante a gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da STR Global, Patricia Bo

O quarto painel HSMai, promovido hoje no hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo, com o tema "Vendas, Marketing e Revenue Management - como fazer essa engrenagem funcionar", teve como primeira palestrante a gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da STR Global, Patricia Boo, que apresentou um panorama de RevPar no mundo.

Alguns dos números apresentados apontam crescimento de 7,4% na América do Norte; a América Central, com 1,5%; a África do Norte, com 19,3%; a África do Sul, com 3,6%; e a Ásia-Pacífico, com 0,4%.

"A América do Sul aponta uma queda no RevPar de 3,5%, no acumulado até agosto de 2015, o que pode ser relacionado a um desequilíbrio entre oferta e demanda. O Chile aparece com um resultado positivo puxado pela realização da Copa América. Já o Peru, tanto Lima quanto Cuzco, as principais cidades, tem registrado um crescimento positivo", analisa Patricia.

BRASIL
"A demanda começou forte em 2011, começando a cair em 2012. Obteve um crescimento nos meses seguintes, voltando a cair no ano de 2014 e início de 2015".

Segundo a pesquisa, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Manaua, Curitiba e São Paulo aparecem na lista de queda de diária por mercado.
Nas ocupações do acumulado do ano, os grupos têm tido uma queda significativa, enquanto que o viajante comum permanece crescendo e consumindo em todos os mercados. Patricia também abordou temas como a importância de se acompanhar o desempenho da ocupação perante a concorrência; a comparação das receitas de ocupação nos dias da semana com o final de semana; e a análise do orçamento de Marketing de um hotel para que seja alocado de forma útil e eficiente.

"É preciso entender o seu mercado e a sua estratégia para obter os melhores resultados. Deve-se entender qual será o posicionamento de mercado para fazer frente aos seus concorrentes. Todo hotel, mesmo independente deve identificar seus pontos fortes e fracos para obter melhores resultados", observa Patricia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Hugo Okada

Hugo Okada tem 4257 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS