Danilo Teixeira Alves   |   01/10/2015 15:38

"Para ser inovador, basta ser simples", diz especialista

O primeiro palestrante do PANROTAS Next, Zé Luiz Tavares, engajou os participantes a pensarem o quão importante é o fruto de observação do que está ocorrendo no cenário dos negócios em todo o mundo.

O primeiro palestrante do PANROTAS Next, Zé Luiz Tavares (foto), engajou os participantes a pensarem o quão importante é o fruto de observação do que está ocorrendo no cenário dos negócios em todo o mundo. Segundo ele, o que antes era claro, agora está obscuro; o que antes era restrito, agora está abundante. “O mundo está mudando e é importante todos estarem cientes e se preparem para isso”, afirmou.

Airbnb e Uber foram alguns dos exemplos de inovações citados pelo especialista, que garantiu que este ainda é só o começo das mudanças. “As coisas velhas vão morrendo ou se tornando velhas. Qualquer celular hoje tem mais funcionalidades e poder do que qualquer computador de antigamente. Repito, muitas coisas vão acontecer ainda”.

Tavares falou ainda em como os meios digitais mudaram a relação com o consumidor. “A regra de transmissão da informação passou de unidirecional para multidirecional. Isto é, a recepção não é mais passiva, é interativa e rápida. Isto gera a desintermediação dos negócios. Mas não só no turismo, em todos os setores. Os anunciantes compram mídias on-line, se vendem no Google ou no Facebook. E, no caso de vocês, os turistas estão comprando passagens e hotéis sem a intermediação de um agente de viagens".

Com todas essas mudanças ocorrendo de forma tão rápida, as pessoas estão agindo compulsivamente com medo de ficarem para trás. Diante da tecnologia não adianta ter pressa. “A velocidade da mudança é superior à nossa capacidade de imaginação. Pior do que ficar para trás, é acelerar sem nexo no sentido errado. A receita não é acelerar decisões, mas sim rever constantemente posições e quebrar paradigmas”.

Por fim, Zé Luiz garantiu aos participantes do primeiro PANROTAS Next que inovação não está atrelada à tecnologia. "Para ser inovador não precisa estar munido de imensas plataformas tecnológicas, basta pensar simples", concluiu.

Tópicos relacionados