Maria Izabel Reigada   |   08/01/2016 13:21

Madri homenageia autor de Dom Quixote em 2016

Os profissionais que já estiveram em edições anteriores da principal feira de turismo da Espanha, a Fitur, realizada anualmente em Madri, sabem que a capital espanhola “se veste” para o evento.

Os profissionais que já estiveram em edições anteriores da principal feira de turismo da Espanha, a Fitur, realizada anualmente em Madri, sabem que a capital espanhola “se veste” para o evento. Pelas principais avenidas da cidade, como o Paseo de la Castellana ou a Gran Via, observam-se os cartazes da feira de turismo, que neste mês ocorre entre os dias 20 e 24. Mas as oportunidades comerciais não são o único atrativo da Fitur.

Madri é um daqueles destinos turísticos que podem ser visitados incontáveis vezes, um atrativo a mais para quem vai participar da Fitur a cada ano. Em 2016, comemora-se o Quarto Centenário da Morte de Cervantes. O mais importante escritor da língua espanhola, o autor de Dom Quixote, será homenageado em exposições, rotas temáticas e uma série de eventos, muitos deles na capital espanhola, embora o centro das comemorações seja sua cidade natal, Alcalá de Henares, a 35 quilômetros de Madri.

Parte dos eventos terá início a partir de março. Mas, quem vai participar da Fitur pode “aproximar-se” do escritor espanhol na visita guiada “Cervantes e o Bairro das Letras”, realizada pelo Escritório de Turismo de Madri. Caminhando, o visitante percorre muitas das ruas e construções visitadas por Cervantes, há quatro séculos. O tour dura 120 minutos e tem saídas de terça-feira a domingo, em inglês e espanhol, de acordo com o horário agendado. Custa 10,90 euros e pode ser reservada on-line (www.esmadrid.com) ou no escritorio de turismo, na Plaza Mayor, ponto de partida do roteiro.

Quem quiser aproveitar para conhecer a cidade natal de Cervantes, pode pegar o trem da Estação Chamartin, em Madri, e desembarcar em Alcalá de Henares 32 minutos depois. Há também um ônibus que parte do Aeroporto de Barajas, em Madri, diretamente para Alcalá, com saídas a cada meia hora entre segundas e sextas-feiras e a cada hora, aos sábados e domingos. Em Alcalá, a visita principal é à Casa Museu de Cervantes, que fecha às segundas-feiras. A visita é gratuita mas, por conta do ano comemorativo, pode haver programações especiais, dependendo do dia. Para chegar, o site é o www.museocasanataldecervantes.org.

O PANROTAS é media partner da Fitur 2016

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS