Karina Cedeño   |   29/01/2016 13:52

MTur detalha nova estrutura para secretários do setor

A nova estrutura do Ministério do Turismo foi apresentada a secretários e dirigentes do setor ontem (28), durante a 85ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

A nova estrutura do Ministério do Turismo foi detalhada ontem (28/1) a secretários e dirigentes do setor, durante a 85ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

O novo organograma atende à determinação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e visa à redução de custos com a participação de todas as unidades do governo federal.

O diretor de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, responsável pela apresentação sobre a nova estrutura, destacou que a reorganização tomou por base os princípios da eficácia e eficiência da administração pública, além de diretrizes e normas que orientam o setor como a Lei do Turismo, o Plano Nacional de Turismo e o Plano Plurianual.

Ainda segundo Yamamoto, dados como a contribuição ao PIB, o nível de empregos, o total de divisas na balança de exportações e o índice de competitividade do setor são essenciais no sentido de se garantir mais investimentos e políticas a longo prazo.

Já o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Neusvaldo Lima, apontou a redução do orçamento disponível e estimulou representantes estaduais a trabalharem junto a congressistas para assegurar emendas parlamentares.

"As emendas já são nossa principal fonte, só que precisamos de mais. Queremos também emendas para eventos, marketing e promoção, além de infraestrutura", ressaltou Lima, que também incentivou o uso de fundos constitucionais para atender às demandas da iniciativa privada, do Fundo Geral do Turismo para Empresas (Fungetur) - no caso de solicitações de pequenos empresários -, e do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Tópicos relacionados