Artur Luiz Andrade   |   11/02/2016 11:14

Carnaval carioca recebeu um milhão de turistas

O carnaval carioca recebeu este ano, de sexta a quarta-feira, 1,02 milhão de turistas, que geraram uma receita de R$ 3 bilhões para o destino e lotou os hotéis da cidade, especialmente Ipanema (92%), Copacabana (88%) e a Barra da Tijuca (75%).

O carnaval carioca recebeu este ano, de sexta a quarta-feira, 1,02 milhão de turistas, que geraram uma receita de R$ 3 bilhões para o destino e lotaram os hotéis da cidade, especialmente Ipanema (92%), Copacabana (88%) e a Barra da Tijuca (75%). A média de ocupação da hotelaria ficou em 83,79%. A ocupação prévia dos hostels foi de 95%, mas a expectativa é que no balanço final chegue aos 97%.

Apear da precariedade das instalações e das obras que acontecem na região, o Porto do Rio (Píer Mauá) recebeu 130 mil passageiros, contra 70 mil em 2015. Somente no domingo de carnaval, 11 navios atracaram simultaneamente.

O Sambódromo recebeu 120 mil pessoas por dia no domingo e na segunda, quando desfilaram as 12 escolas de samba do Grupo Especial, com vitória da Mangueira, seguida de Unidos da Tijuca e Portela.

O maior bloco de rua foi o Bola Preta, com um milhão de foliões no centro do Rio, mas outros também tiveram um grande número de seguidores, como o Bloco da Preta, com a cantora Preta Gil (300 mil), o Bloco da Favorita e o Empolga às 9, o primeiro dedicado ao funk, com 200 mil, e o Sargento Pimenta, que homenageia os Beatles, com 180 mil, mesmo número do Simpatia é quase amor. O bloco Bangalafumenga teve 100 mil participantes.
Segundo a Riotur, há uma tendência de blocos menores e regionais, com os grandes chegando à estabilidade.

“Nossa operação de carnaval é uma verdadeira olimpíada: são mais de 30 dias de muito trabalho, contando com o período pré-carnavalesco, diversos shows e bailes populares acontecendo em toda a cidade e ainda o palco maior, que é o Sambódromo. Este ano ainda somamos mais um evento e realizamos quatro dias de bailinho infantil na Praça Mauá. Uma verdadeira operação de guerra é coordenada pela Secretaria de Turismo, com apoio de mais de dez órgãos públicos municipais e estaduais”, disse o secretário de Turismo da cidade, Antonio Pedro Figueira de Mello.

“Não temos notícia de uma outra operação em todo o mundo que seja deste tamanho e para um público tão expressivo, com tantos eventos paralelos. Ficamos felizes por ver que o modelo criado por nós está sendo replicado em outras cidades. Ainda há muito o que aperfeiçoar, e, mas me sinto realizado e de alma lavada por entregarmos um carnaval superior ao que recebemos. A cidade recebe mais visitantes e oferece um produto cultural e turístico mais completo com a consolidação do carnaval de rua e com a conclusão do projeto original da Sapucaí, feito por Niemeyer, com as arquibancadas espelhadas. A cereja do bolo veio com a vitória da Mangueira, que é mais um resgate do melhor da tradição do carnaval”, concluiu o secretário.

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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.