Rafael Faustino   |   02/02/2016 14:02

Marquês de Sapucaí é tema de desfile no carnaval do RJ

A escola de samba Beija Flor, atual campeã do carnaval carioca, trará neste ano um samba-enredo homenageando o próprio Marquês de Sapucaí, que batiza o local onde ocorrem os desfiles.

A escola de samba Beija Flor, atual campeã do carnaval carioca, trará neste ano um samba-enredo homenageando o próprio Marquês de Sapucaí, que batiza o local onde ocorrem os desfiles. Chamada “Mineirinho Genial! Nova Lima - Cidade Natal. Marquês de Sapucaí - O Poeta Imortal", a apresentação contará a história de Cândido José de Araújo Viana, político brasileiro que viveu entre 1793 e 1875.

Bacharel em Direito, Viana ocupou em sua vida os cargos de ministro da Fazenda e da Justiça, além de deputado geral, presidente de província e senador. Ele também foi nomeado mestre de literatura e ciências positivas de Dom Pedro II, então herdeiro do trono do império brasileiro, e cuidou da educação da Princesa Isabel.

No desfile, o carro de abre alas intitulado “Minas Gerais - Barroco” vai apresentar o estado de nascimento do marquês. Outras 35 alas, incluindo os setores “Ouro de Minas", “Portugal - Formação do Grande Político”, “O Executivo do Império do Brasil”, “O Marquês pelo Brasil” e “O Mineiro Genial - letrado, poeta, músico e professor”. Continuarão contando a história no Sambódromo.

O secretário de Turismo de Minas Gerais, Mário Henrique Caixa, comemorou o tema escolhido, que foi trazido para a Beija Flor por um componente da escola de samba nascido em Nova Lima. “O momento é bastante oportuno para destacar Minas Gerais e incentivar o brasileiro a conhecer o nosso Estado. O carnaval carioca tem alcance mundial, o que é muito bom para nós”, afirmou.

POLÊMICA EM 2015
No ano passado, a Beija Flor foi a vencedora do carnaval do Rio de Janeiro com um enredo sobre a Guiné Equatorial. A vitória e o desfile geraram grande polêmica devido ao suposto envolvimento com Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, ditador do país africano que teria patrocinado a apresentação, e também por não ter empolgado o público na Sapucaí.

Tópicos relacionados