Danilo Teixeira Alves   |   29/03/2016 12:35

WTM classifica o Turismo como "indústria da paz"

A WTM Latin America teve início na manhã de hoje, em São Paulo, destacando o potencial de negócios do evento e classificando o ambiente econômico e político do País como desafiador.

A WTM Latin America teve início na manhã de hoje, em São Paulo, destacando o potencial de negócios do evento e classificando o ambiente econômico e político do País como desafiador. “Começamos há quatro anos e hoje reforçamos o posicionamento da América Latina como uma das regiões mais importantes do mundo. O nosso sonho sempre foi levar a nossa região para o mundo. Conseguimos reunir nesta edição todos os Estados brasileiros, mais de 60 países, além da presença de importantes grupos de compradores da Russa e da China”, destacou o diretor da WTM Latin America, Lawrence Reinisch.

Segundo ele, que classificou o turismo como a indústria da paz, por ser a atividade econômica que mais cria oportunidades, conhecimento e trabalho, a quarta edição da feira deverá atrair mais de seis mil dos mais importantes executivos do trade turístico da América Latina. “Em 2015 o evento gerou US$ 363 milhões em novos negócios que foram conduzidos com até mil expositores e mais de 1,3 mil buyers qualificados”, comentou.

Parceira da WTM Latin America desde a sua primeira, a Braztoa, representada pela presidente da entidade, Magda Nassar, tem o “coração da feira”. Por conta disso, diversas novidades da associação serão apresentadas durante o evento. “Trouxemos grandes promoções e oportunidades, sendo uma delas o Turismo Week. Faremos capacitações do Trip Protector e revelaremos números importantes do nosso Anuário”, disse a dirigente. Segundo ela mesmo adiantou, apenas em 2015, mais de seis milhões de passageiros foram embarcados por operadores Braztoa, gerando um movimento de R$ 10 bilhões na economia do País.

Magda voltou a falar da redução do IRRF e aproveitou a oportunidade para agradecer a ajuda do ex-ministro do Turismo, Henrique Alves, que nas palavras dela, levou e conduziu a negociação pela mão. “Esse imposto não acaba aqui, o que a gente quer é o que todos querem também: um Brasil melhor e com imposto zero”, disse. “Não quero construir um país livre da corrupção para o meu filho viver, eu quero viver isso hoje. Queremos justiça para o turismo e para o Brasil”, completou.

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, pediu mais atenção ao Turismo e que ele seja inserido com prioridade na agenda econômica do País. “O nosso setor é a grande saída para esse momento que atravessamos. Tenho a convicção que representamos uma das principais pontes que nos ligam para aquele país que gostaríamos de deixar para a próxima geração”, concluiu.

DADOS DA OMT
Márcio Favilla, da Organização Mundial do Turismo (OMT), disse que o ano de 2015, foi o sexto ano consecutivo de forte crescimento no turismo internacional, desde a crise econômica global em 2009. De acordo com ele, as chegadas internacionais somaram mais de um bilhão de chegadas, mais de 50 milhões em relação a 2014. "São números marcantes e espetaculares. Para 2016, com todos os desafios que temos, prevemos um crescimento no turismo internacional entre 3,5% e 4,4 %", apontou.

Tópicos relacionados