Henrique Santiago   |   16/06/2016 00:38

Fit Cataratas abre com cobranças para o Turismo local

Em sua 11ª edição, o Festival de Turismo das Cataratas iniciou sob o seguinte prisma: crise está em segundo plano. Se o assunto não é esquecido por completo, pelo menos não efervesceu na boca dos participantes. Mesmo atraso de mais de uma hora para o i


Henrique Santiago
A mesa da cerimônia trouxe membros da política da cidade, da Organização Mundial de Turismo (OMT) e da Embratur

FOZ DO IGUAÇU (PR) – Em sua 11ª edição, o Festival de Turismo das Cataratas iniciou sob o seguinte prisma: crise está em segundo plano. Se o assunto não é esquecido por completo, pelo menos não efervesceu na boca dos participantes. Mesmo com o atraso de mais de uma hora para o início da cerimônia no hotel Rafain Palace, onde também acontecerá a feira, autoridades locais e nacionais preferiram dar voz a perspectivas positivas.

Um dos anfitriões, o organizador da Fit Cataratas, Paulo Angeli, foi discreto e optou por dar as boas-vindas aos presentes. “A cidade de Foz do Iguaçu ‘comprou a Fit”, disse ele, em referência a toda a cadeia turística abraçar o evento e os cerca de 2,5 mil agentes de viagens de Brasil, Argentina e Paraguai.

Henrique Santiago
O paranaense Chico Brasileiro

Pelo lado político, o deputado estadual e presidente da Comissão Permanente de Turismo, Chico Brasileiro, acredita no poder de empresários para desenvolver a atividade na região paranaense. “Se temos uma ineficiência governamental, por outro lado se tem a eficiência do setor privado”, afirmou, embora reconheça que as esferas públicas têm passado a investir mais.

O secretário de Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, segue a mesma linha. Após a junção de ambas as pastas em uma só, o profissional destacou que as críticas pela adoção do modelo de secretaria passaram a ser elogios. Mesmo assim, ele solicita mais recursos.

“Eu estive em Roma e Paris há duas semanas, conversei com deputados de lá e vi o quanto eles acreditam e investem no Turismo. Aqui, todos os governos investem pouco. O orçamento geralmente está comprometido primeiro com a educação e depois com saúde. Mas eu não reclamo”, discursou Fabrício.

O prefeito de Foz do Iguaçu - investigado pela Polícia Federal por desvio de verba pública – Reni Pereira, observou que o recém-lançado Shopping Catuaí Palladium, aberto há menos de uma semana, será o novo produto turístico da cidade. Mas ele também fez cobranças aos órgãos competentes.

Ele fez um apelo pessoal ao atual presidente da Embratur, José Antonio Parente, para transformar em medida provisória ou projeto de lei a criação de Foz do Iguaçu como a primeira zona de interesse turístico do Brasil.

O EVENTO
O Festival de Turismo das Cataratas abre as portas hoje, às 14, com a expectativa de receber mais de seis mil participantes. Segundo números oficiais, serão 207 estandes, mais de 600 expositores e aproximadamente 50 caravanas de agentes de viagens da tríplice fronteira – Brasil, Argentina e Paraguai.

O Portal PANROTAS viaja a convite do Festival de Turismo das Cataratas

Tópicos relacionados