Da Redação   |   29/07/2016 16:11

COI diz que mar do Rio não afetará saúde de atletas

O diretor médico do Comitê Olímpico Internacional (COI), Richard Budgett, assegurou nesta quinta (28) que as águas da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas têm qualidade e não colocarão em risco a saúde dos atletas, principalmen

O diretor médico do Comitê Olímpico Internacional (COI), Richard Budgett, assegurou nesta quinta (28) que as águas da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas têm qualidade e não colocarão em risco a saúde dos atletas, principalmente velejadores, remadores e nadadores.

“Eles devem ter total confiança. O Rio 2016, o Comitê Olímpico Internacional e as autoridades no Brasil vão colocar a saúde em primeiro lugar. Se houver alguma preocupação, não vamos deixar eles competir. Estou confiante de que a água estará com qualidade e eles poderão competir com segurança.”

Budgett disse que leva a questão da poluição a sério e que são feitos testes diários na qualidade das águas e que até o momento tudo está correndo bem.

“Como médico, temos de levar a questão a sério, mas em perspectiva, porque as pessoas estão velejando na baía, remando na Lagoa e nadando em Copacabana o tempo todo. Temos feito mais testes do que nunca, para manter nossos competidores seguros. Nossa prioridade é a saúde dos atletas”, garantiu Budgett, que atuou como responsável médico da Olimpíada de Londres, em 2012.

De acordo com o diretor, embora a maior parte das pessoas tenha medo de contágio pelo vírus da Zika esta não é a maior preocupação dos jogos: “O público pensa que o maior desafio seria a zika. Ela está sob controle e sabemos que temos de levar a doença a sério, mas não é nosso maior desafio”.

Nesta quinta-feira, Budgett participou, ao lado do ministro da Saúde, Ricardo Barros, da entrega de 146 ambulâncias que vão apoiar o atendimento de atletas, delegações e público dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O investimento federal na compra e no aparelhamento dos veículos, que funcionam como UTIs móveis, foi de R$ 73,2 milhões.

O ministro declarou que as ambulâncias ficarão como legado para o país após os Jogos. Do total, cerca de 70 veículos poderão permanecer no estado do Rio, segundo pedido do secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, e os demais serão distribuídos por outros estados.

“É um legado importante. As ambulâncias estarão disponíveis nos locais de competição dando suporte a atletas e turistas. São mais de mil colaboradores e elas funcionarão em três turnos, de modo que estarão sempre presentes nas necessidades de atendimento”, acrescentou Ricardo Barros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11152 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS