Janize Colaço   |   17/11/2016 15:48

CNC vai fortalecer relações comerciais com a Argentina

Em um encontro com a Câmara Argentina de Comércio, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) firmou um acordo de cooperação entre as entidades dos dois países que prevê a troca e o compartilhamento de in

Em um encontro com a Câmara Argentina de Comércio, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) firmou um acordo de cooperação entre as entidades dos dois países que prevê a troca e o compartilhamento de informações, dados, estatísticas, experiências sobre políticas de investimentos, transferência de tecnologia e cooperação econômica como um todo. A reunião foi parte de uma série de compromissos realizados esta semana, entre 14 e 17 de novembro.
Emerson Souza
Darci Piana, vice-presidente da CNC e presidente da Fecomercio do Paraná
Darci Piana, vice-presidente da CNC e presidente da Fecomercio do Paraná
Com o acordo firmado, o setor terciário – que contempla o comércio, serviços e turismo – serão beneficiados. “Temos que aproveitar o momento atual em que há convergência entre os dois governos para fomentar a atividade econômica regional”, afirmou o vice-presidente da CNC e presidente da Fecomercio do Paraná, Darci Piana.

"No mundo complexo de hoje, ser capaz de mostrar nosso mercado integrado é fundamental", destacou a chanceler da Argentina, Susana Malcorra. "Estamos convencidos de que o Mercosul é uma oportunidade desenvolvida pela metade", completou.

MERCOSUL
Uma das pautas mais aguardadas pelos empresários brasileiros foi a que tratou do Mercosul. A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil e o principal destino das exportações brasileiras de produtos manufaturados. “Estamos convencidos de que o Mercosul é uma oportunidade, com características positivas a serem exploradas”, disse a chanceler, destacando o desejo do governo argentino de poder negociar em igualdade de condições com outras economias. “Queremos tratar de igual para igual com o restante do mundo, e para isso é fundamental a participação de países como o Brasil", observou.

Além disso, Piana também destacou que intenção da confederação é renovar a preocupação com o Mercosul. “Nossa ideia é reatar e reativar nossas relações comerciais no mercado comum. Representamos segmentos fundamentais, que respondem por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e estamos aqui com presidentes de federações nacionais e estaduais do sistema sindical patronal do nosso país para termos uma conversa franca e aberta”, afirmou Piana.

TURISMO
O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Alexandre Sampaio, ainda detalhou a intenção de realizar um encontro da hotelaria sul-americana em Foz do Iguaçu, no primeiro semestre de 2017. A proposta é a de reunir hoteleiros brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios, para um estudo das oportunidades passíveis de desenvolvimento conjunto.

“Estamos aqui para debater ações de incremento do fluxo de turistas em nosso País, mas também para desenvolver práticas ou propostas de ações com as entidades argentinas de Turismo, no âmbito do Mercosul e do Conesul”, explicou Sampaio.

Tópicos relacionados