Ana Luiza Tieghi   |   25/04/2017 14:30

Ex-piloto da Nasa fala sobre missões e Turismo

Para convidar todos os interessados em engenharia, tecnologia e na conquista do espaço, o Markethub Americas, evento promovido pela Hotelbeds, trouxe o astronauta John McBride, da Nasa, para contar sua história.

Ana Luiza Tieghi

RIVIERA MAIA (MÉXICO) - Em seu primeiro dia de palestras, o Markethub Americas, evento promovido pela Hotelbeds, trouxe o astronauta John McBride (foto), da Nasa, para contar sua história e inspirar os viajantes a conhecerem o Kennedy Space Center, em Orlando.

Em um evento com foco em dados e tecnologia, McBride começou sua apresentação lembrando que enquanto crescia, os únicos dados que tinha vinham de jornais e do rádio. “Eu tinha que ir à biblioteca fazer pesquisa em livros”.

Depois de servir a marinha americana por 13 anos, período em que fazia voos em porta-aviões, ele teve a chance de se inscrever para uma turma de astronautas da Nasa. O processo de seleção foi longo, durou dois anos, ao final dos quais McBride se juntou a mais 34 alunos, formando a maior turma de astronautas que a Nasa já viu, em 1978.

Após trabalhar no desenvolvimento do programa de ônibus espaciais da agência norte-americana, McBride foi ao espaço a bordo da Challenger, em outubro de 1984, com outros seis tripulantes, entre eles duas mulheres.

Ao público do evento, o astronauta aposentado contou as mudanças que o corpo enfrenta com a falta de gravidade. “Eu perdi todo o senso de equilíbrio e nossos rostos ficavam mais largos, porque todo o líquido do corpo sobe em direção à cabeça” disse. McBride também ficou dois centímetros mais alto enquanto estava na órbita da Terra.

Ele foi responsável por pousar a aeronave, com sucesso. A Challenger viria a sofrer um acidente dois anos mais tarde, quando explodiu logo após a decolagem.

Hoje, McBride atua na promoção do centro de visitantes do Kennedy Space Center, em Orlando, e avisa que o local está em expansão, de olho nos novos projetos da Nasa para levar o homem de volta à lua e pela primeira vez até Marte.

“As pessoas me perguntam por que queremos ir até Marte. A Nasa trabalha com desenvolvimento de tecnologia, e para tornar essa viagem possível, precisamos desenvolver formas de reutilizar todos os nossos recursos. Imaginem o impacto que isso pode gerar na vida na Terra”, explicou.

Para a viagem à lua, estão sendo desenhados dois tipos de foguetes: um para levar pessoas e outro apenas para carga. Segundo McBride, os testes com foguetes não tripulados devem começar em um ano, enquanto os tripulados estão previstos para daqui a dois anos, aproximadamente.

O Markethub Americas ocorre hoje (25) e amanhã (26) no Hard Rock Hotel Riviera Maya, no México.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Hotelbeds, com proteção GTA

Tópicos relacionados