Henrique Santiago   |   06/09/2017 01:14

Conheça as melhores empresas de Turismo no Brasil

Aconteceu na noite de ontem (5), em São Paulo, a primeira premiação das Melhores Empresas em Satisfação do Cliente (Mesc), em um evento que reuniu os segmentos de toda a cadeia de serviços, incluindo viagens.

Dizem que o Turismo no Brasil precisa avançar – e muito – em alguns pontos essenciais para se aproximar de potências mundiais. Mas de depender do atendimento ao seu cliente, pelo menos um grande passo já foi dado.

Aconteceu na noite de ontem (5), em São Paulo, a primeira premiação das Melhores Empresas em Satisfação do Cliente (Mesc), em um evento que reuniu os segmentos de toda a cadeia de serviços e da indústria, incluindo viagens.

Em uma métrica baseada na pesquisa remunerada de clientes e na prática do cliente oculto – um especialista testa o produto de alguma companhia sem se identificar, o Instituto Mesc reuniu mais de 500 mil opiniões coletadas entre março de 2016 e março de 2017.

Embora seja uma ação nova, a organização já existe há mais de 15 anos e viu no maior engajamento do consumidor a possibilidade de reconhecer o serviço de tais empresas.

Jhonatan Soares
Philippe Seguin, da Accor, subiu ao palco duas vezes
Philippe Seguin, da Accor, subiu ao palco duas vezes
O "pentagrama de satisfação do cliente", como a própria instituição define, tem os seguintes pilares: atendimento, execução, depoimentos, práticas e valor.

Das 24 categorias elencadas, três têm relação direta com o Turismo: companhia aérea, hotéis e locadora de carros. De acordo com os votantes, a Latam Airlines é a melhor transportadora do Brasil, à frente do atendimento da Emirates (2º), Qatar (3º) e Avianca (5º), que também foram premiadas. Ao todo, os participantes mencionaram 53 companhias do segmento, entre nacionais e internacionais.

Já no serviço de hospedagem, o Mercure São Paulo Times Square Hotel, uma das dezenas de marcas da Accor Hotels, desbancou mais de 1,5 mil concorrentes e foi eleito o melhor hotel do Brasil. Atrás deles estão propriedades como Unique (2º) e Nacional Inn São Paulo (9º). A rede hoteleira francesa, aliás, domina o top 20 de vencedores da categoria.

Por fim, a locação de carros, que tem um mercado enxuto como o da aviação comercial, teve na Unidas a grande vencedora, desbancando sua rival Localiza Hertz, que apareceu na segunda posição. Mais três empresas do setor foram laureadas.

TURISMO ENTRE OS MELHORES DO PAÍS
O momento mais aguardado da noite na capital paulista reuniu as 100 melhores empresas do Brasil em 2017. Apenas quem figurou do 20º lugar até o grande premiado soube suas respectivas posições. Estanplaza, Golden Tulip e Nacional Inn, todas de hospedagem, foram lembradas pelos usuários do Mesc, mas não tiveram revelados seus respectivos desempenhos. Nenhuma companhia aérea figurou nesta lista.

O destaque, porém, veio com outras empresas da indústria. Novamente, Localiza Hertz e Unidas receberam o troféu de vencedoras e apareceram, respectivamente, em 15º e 13º lugares. Mais adiante, o Unique, que tem uma unidade em São Paulo e outra no interior, em Mairiporã (SP), apareceu na nona posição. A Accor novamente foi lembrada e apareceu logo adiante, na oitava posição.

O pódio da premiação contou com a campeã Bombril, seguida por Unilever e Microsoft, as três melhores empresas em satisfação dos clientes no Brasil.
Confira abaixo o ranking por segmento e veja fotos do Mesc:

OS DEZ MELHORES HOTÉIS
1- Mercure São Paulo Times Square Hotel
2- Unique
3- Mercure Brasilia Lider Hotel
4- Golden Tulip Brasilia Alvorada
5- Transamérica Executive 21st Century
6- Golden Tulip Porto Vitória
7- Golden Tulip Colinas
8- Golden Park Ribeirão Preto
9- Nacional Inn São Paulo
10- Mercure Belo Horizonte Vila da Serra Hotel

AS CINCO MELHORES AÉREAS
1- Latam Airlines
2- Emirates Airline
3- Qatar Airways
4- American Airlines
5- Avianca

AS CINCO MELHORES LOCADORAS
1- Unidas
2- Localiza Hertz
3- Hertz
4- Sixt
5- Avis

Tópicos relacionados