Felipe Niemeyer   |   18/08/2009 22:00

PHD dá "aula" sobre marketing de destinos no Conotel

Professor dá aula sobre marketing de destinos no Conotel

No painel “Marketing de destinos: criando demandas para a hotelaria”, no segundo dia do Conotel, no Rio de Janeiro, o professor da Pace University (Nova Yorque) e PHD, David Gertner, deu uma aula sobre construção de uma marca e como aplicar esse conceito a destinos turísticos. De acordo com Gertner, a ferrenha competição do mercado está motivando as organizações (tanto empresas como governos) a ver que não se pode oferecer tudo para todos.

“Os destinos atuam em um ambiente de negócios extremamente competitivo. A conjuntura é de crescimento lento do mercado, proliferação de produtos e competição nacional e internacional. Dezenas de produtos competem pelos mesmos mercados. A internet ampliou as alternativas e o poder do comércio eletrônico eliminou as distâncias”, disse. Por esse motivo, segundo o professor “o marketing de massa está dando lugar ao marketing de segmentação". “Mas o ideal é o marketing um a um. É preciso adaptar o produto à necessidade de cada segmento do mercado. A Nike não teria a posição de mercado de hoje se vendesse o mesmo tênis para todo mundo”, afirmou.

De acordo com Gertner, assim como vários produtos, muitos destinos oferecem atrações e serviços semelhantes, inclusive o Brasil. Por isso a segmentação e a seleção de público torna-se essencial. “E o Brasil está trabalhando desta forma, com da definição dos 65 destinos indutores”, acrescentou. Para o professor, uma marca associada agrega valor ao produto e, dessa forma, muda o valor percebido pelas pessoas. “Para se construir uma marca é necessário criar associações positivas para ela. Isso acontece com os destinos, que devem customizar pacotes para as necessidades de cada cliente. É preciso parar de falar apenas no produto e focar no consumidor. Inovar a oferta” disse. “Nesse processo de construção da marca de um destino torna-se essencial o trabalho da hotelaria. Promover a marca cria demanda, principalmente para o setor hoteleiro”, afirmou.

Para Gertner, o planejamento de marketing é a solução para a criação de uma marca forte. Segundo ele, essa estratégia amplia o conceito de marca a destinos. “O objetivo deve ser criar clientes ao invés de apenas fazer negócios”, finalizou.

Também participou do painel o representante da empresa publico-privada alemã Land of Ideas, criada para construir a “marca Alemanha”, na Copa do Mundo, Mike De Vries. Para ele, o Brasil está no momento exato para trabalhar a “marca Brasil” relacionada à Copa de 2014 para despertar o interesse da mídia e do público internacional. “Mas é preciso fugir do óbvio e saber como o mercado internacional entende essa marca comercial”, disse. De acordo com De Vries é essencial a união do governo, da iniciativa privada e da sociedade civil nesse processo para dar credibilidade à marca.

O 51º Conotel segue até amanhã no Centro de Convenções Sulamerica.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS