Gabriel Guirão   |   13/12/2010 15:15

Turismo perde Josep Chias, criador do Plano Aquarela

O Turismo perde mais um grande nome. Faleceu no sábado (dia 11), na cidade de Barcelona, na Espanha, Josep Chias, presidente da Chias Marketing e uma referência em marketing turístico em todo mundo. O executivo tinha 64 anos e lutava contra um câncer de pulmão ha alguns meses.

O Turismo perde mais um grande nome. Faleceu no sábado (dia 11), na cidade de Barcelona, na Espanha, Josep Chias (foto), presidente da Chias Marketing e uma referência em marketing turístico em todo mundo. O executivo tinha 64 anos e lutava contra um câncer de pulmão ha alguns meses. Tanto no Brasil como na Espanha, a empresa continua com a direção das sócias M. Angels Serra, em Barcelona, e Patrícia Servilha, no Brasil.

Atuando no país há mais de 15 anos, Josep Chias foi o idealizador dos principais planos de turismo no Brasil, em destaque o Plano Aquarela, que definiu a política de marketing turístico internacional do Brasil. No país, publicou o livro “Turismo: o negócio da Felicidade” sobre desenvolvimento e marketing turístico de lugares. Durante os mais de 25 anos dedicados ao marketing e ao turismo proferiu mais de 400 conferências, escreveu 300 artigos e publicou 15 livros.

Josep Chias sempre foi um entusiasta em relação ao Brasil, principalmente à organização da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Um dos trabalhos mais conhecidos de Chias aconteceu paras as Olimpíadas de Barcelona, em 1992, um dos melhores e mais bem sucedidos exemplos de como um evento de grande porte pode ser benéfico para uma cidade, deixando um legado importante para a população local e aos turistas.

Tópicos relacionados